20 ANOS

Paróquia São Judas celebra 20 anos

Padres Gilgar e Edmar celebram aniversário de 20 anos da paróquia - Foto de Sara Fidelis

A igreja dedicada a São Judas Tadeu, em São Sebastião do Paraíso, celebra 20 anos de elevação a paróquia. A data festiva vem sendo comemorada desde o domingo, 25, com a celebração de um tríduo, pelo padre Gilgar Paulino Freire e participação especial dos padres Edmar Mendes Xavier e Juvenal Cândido Martins, que já foram responsáveis pela paróquia. Nesta quarta-feira, 28, acontece o ponto alto das festividades com a presença do bispo diocesano de Guaxupé, dom José Lanza Neto. 
Conforme o padre Gilgar atual pároco da Matriz São Judas a realização do tríduo foi uma das formas encontradas para celebrar junto com a comunidade os 20 anos da paróquia. “É um momento celebrativo em que a nossa igreja se reúne para agradecer este tempo de caminhada”, disse durante a missa por ele presidida na noite de segunda-feira,26. Ele destacou em sua homilia que antes mesmo da igreja se tornar paróquia já existia o envolvimento dos devotos de toda a cidade, da população de um bairro.
Ao longo do tempo passaram pela igreja gerações de pessoas, famílias que iniciaram a vida religiosa através do batismo e também por meio de outros sacramentos da igreja. “Celebramos aqui vários batizados, primeira eucaristia, crisma e matrimônios ao longo destes 20 anos. É uma existência que já se tornou uma história de vida, de muitas vidas até de pessoas que hoje já não se encontram em nosso meio, mas que deram suas contribuições para que tudo isso que estamos vivendo existisse”, descreve.
No domingo, 25, a missa das 19h30 foi celebrada pelo padre Edmar Mendes Xavier que foi o segundo pároco da matriz. Ele atuou na paróquia no período entre 2004 e 2010. Depois foi transferido para Paraguaçu e recentemente mudou-se para o Seminário Santo Antônio, em Pouso Alegre. “É uma alegria muito grande poder estar aqui, rever muitos amigos que aqui fiz e participar destas comemorações de uma comunidade que caminha. Fico agradecido por ter sido chamado a estar aqui várias outras vezes, antes não foi possível, mas agora estamos juntos”, disse ao parabenizar a todos pela caminhada.
Na terça-feira,27, o padre Juvenal Cândido foi o convidado para celebrar o último dia do tríduo. Ele foi um dos responsáveis pela construção da atual Matriz de São Judas e tornou-se o primeiro pároco após a reestruturação da igreja. “Li os livros de ata e percebi que esta igreja possui uma história de muitos desafios, mas de grandes vitórias. Devemos continuar firmes na fé, sempre confiando em nosso padroeiro para que tenhamos mais conquistas em Deus”, declarou padre Gilgar.
Nesta quarta-feira,28, quando é comemorado os 20 anos da paróquia São Judas haverá missa presidida pelo bispo dom José Lanza. “É o ponto alto da nossa celebração e convidamos as pessoas da nossa cidade, das outras paróquias e principalmente os paroquianos e devotos de São Judas para estarem aqui conosco a partir das 19h30”, anuncia. 
Após a missa haverá a inauguração do painel que foi construído com a ajuda da comunidade para este momento. Também será feita a premiação dos ganhadores do sorteio entre as pessoas e família após o vereador e presidente da Casa, Marcelo de Morais, citar dívida do município e afirmar que a prestação de serviços, entre eles a saúde pública, tem piorado s que adquiriram uma peça do quadro. “Que São Judas abençoe a todos e nos fortaleça para continuarmos firmes na nossa caminhada de fé”, finalizou Gilgar.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897