DOSES DE VACINAS

Queda de energia interdita doses de vacinas em Paraíso

Por: Redação | Categoria: Saúde | 07-06-2017 09:06 | 2080
Foto de Reprodução

No início da noite de domingo, 4, uma funcionária do setor de vacina do município de São Sebastião do Paraíso, ao fazer o monitoramento de rotina, se deparou com as dependências do Posto de Puericultura às escuras. Ao verificar o padrão de energia, observou que a chave estava desligada, por isso se encontrava sem energia. O local é responsável pelo armazenamento e distribuição de vacinas de rotina e especiais.
Como o local não tem gerador de energia, aos finais de semana existe uma escala para que os funcionários confiram e monitorem a temperatura. De acordo com a enfermeira responsável do setor, Paulina de Souza, no sábado (3/6), alguns funcionários trabalharam internamente até as 16h e no domingo, quando a funcionária foi fazer a inspeção, por volta das 18h, percebeu que o posto estava sem energia. “Verificamos que o local estava escuro, nossas geladeiras com a temperatura alterada e a chave do padrão abaixada. Estamos providenciando um boletim de ocorrência (BO) para anexá-lo ao relatório que enviaremos para a Superintendência Regional de Saúde (SRS) explicando a situação e solicitando orientação” explicou Paulina.
Ainda conforme a enfermeira, as vacinas, principalmente as produzidas com vírus, são muito sensíveis à oscilação de temperatura por isso serão interditadas temporariamente. “Pedimos então que, até que a situação seja resolvida, a população colabore e passe a procurar as outras salas de vacinação no município” ressaltou. Paraíso conta com mais quatro salas nos bairros São Judas, João XXIII, Vila Formosa e no distrito de Guardinha, que estão abertas das 8h às 15h30, de segunda a sexta-feira.
Devido ao fato ocorrido, a SRS liberou algumas doses de vacinas para que a imunização no Posto de Puericultura não fosse prejudicada. Portanto a partir de terça-feira, 6, o local atenderá dentro da normalidade, das 8 as 15h30. Mais informações: 539-1080. 
(Aline Andrade)