EMPRESA DE MEDICINA OCUPACIONAL

Empresa de Medicina Ocupacional lança campanha em prol da gentileza no ambiente de trabalho

Por: Redação | Categoria: Saúde | 14-06-2017 11:06 | 1470
Foto de Reprodução

Como parte de um projeto de sua empresa de Medicina do Trabalho visando a redução do número de acidentes nas empresas e a melhoria do ambiente de trabalho, a Médica do Trabalho e Nefrologista Dra. Kellen Cristina Lemos, proprietária da Ergomédica Medicina do trabalho teve a ideia de lançar uma campanha em prol da gentileza nas empresas.
Ao pesquisar sobre o tema, descobriu estudos científicos que provam que as pessoas gentis são mais felizes e possuem melhor saúde e inclusive que a Associação Brasileira de Qualidade (ABQV) acredita que o exercício da gentileza é algo fundamental para a manutenção do bem-estar e da qualidade de vida. 
“A (ABQV) representa no Brasil o Movimento Mundial pela Gentileza, criado no Japão em 1996, a partir de constatações científicas de que a gentileza faz bem também a quem é gentil. As pesquisas demonstram, por exemplo, que essas pessoas são mais saudáveis e longevas, além de terem relacionamentos melhores e mais duradouros. No trabalho, são mais produtivas e alcançam melhores cargos em suas funções, sucesso e felicidade, consequentemente”.
Mas o que caracteriza uma pessoa gentil? Segundo Sâmia Simurro, mestre em psicologia e vice-presidente da ABQV, gentileza é um jeito de ser que demonstra uma genuína preocupação com o outro. “A única motivação para ser gentil é um desejo real de ajudar as pessoas e fazê-las se sentirem bem.” Para a monja Coen, da Comunidade Zen-Budista Zendobrasil, gentileza tem a ver com cuidado: “Um cuidado com o outro que sou eu”. A ideia de que ser gentil é ser amável com o outro ganha aqui novos contornos. “É preciso ser gentil com você, e quando o somos com os outros também estamos sendo conosco.”
É preciso, entretanto, aprender a ser gentil. Segundo o psiquiatra e homeopata Aloísio Andrade, é mais natural ao homem ser egoísta do que gentil, e isso está diretamente relacionado ao seu desenvolvimento. “Gentileza é algo construído. Não é algo natural. As pessoas gentis são as que foram treinadas para isso.” (fonte: gentileza. blog spot.com.br)
Com este pensamento, a Ergomédica publicou no meio digital no dia 29 de maio (dia em que é comemorado o Dia Nacional da Gentileza) um manifesto, conclamando as pessoas a aderirem à campanha com o mote: “Gentileza, você faz e ela volta para você”.
A campanha, lançada em sequência, está sendo apresentada nas empresas da região e materiais estão sendo distribuídos gratuitamente aos colaboradores das empresas que aderirem. A médica mentora da campanha conta que achar um jeito de tocar as pessoas que lidam com tarefas estressantes e que possuem uma disponibilidade de tempo muito restrita não foi fácil, mas que depois de recorrer a um profissional de marketing da cidade para ajudar a formatar a campanha, conseguiu montar um bom enxoval de materiais para colocar sua ideia em prática. “Ao lançarmos a campanha nas empresas tivemos uma receptividade excelente, superando em muito as expectativas”, conta a proprietária da Ergomédica.
Ainda segundo a médica, mais importante que levar as pessoas à reflexão de como pequenos gestos podem mudar a sua vida, é conseguir uma mudança efetiva no comportamento através do condicionamento dos indivíduos. Para isso, conta com a parceria das empresas para a manutenção da campanha que prevê o desenvolvimento do tema em outras etapas.
Para as pessoas que se interessarem em saber mais sobra a campanha, seguem os contatos da Ergomédica Medicina do Trabalho:




ERGOMÉDICA MEDICINA DO TRABALHO
Av. Dr. Delfim Moreira, 1448 - Centro FONE: (35) 3558-1409 




Site: www.ergomedica.com.br
Email: contato@ergomedica.com.br
Facebook:  https://www.facebook.com/ergomedicassp/#
Linkedin: https://www.linkedin.com/company-beta/10945354/