Classificados  Edição_Digital  Twitter  Facebook  Expediente  Fale_Conosco

   Notícias   Colunas   Na Web  

 ÚLTIMAS   Cidades   Cultura   Economia   Educação   Esporte   Mundo   Polícia   Política   COLUNAS   FOTOS 

São Sebastião do Paraíso - Minas Gerais - Brasil - 06:03

 

Publicada em 04/07/2012 às 00:15:00


ELEIÇÕES 2012

Definidos os concorrentes à prefeitura de Paraíso

Escolha dos candidatos ao cargo de vice-prefeito surpreende população

Ralph Diniz

SAO SEBASTIAO DO PARAISO



 

Márcio Calafiori, Rêmolo Aloise e Márcio da Silveira

Depois de meses de muita especulação, as convenções partidárias no final de semana, definiram, enfim, o nome dos candidatos à prefeitura de São Sebastião do Paraíso: Márcio Calafiori (PMDB), Márcio da Silveira (DEM) e Rêmolo Aloise (PSDB) disputarão o voto dos 47.989* eleitores paraisenses. No início desta semana, os três falaram ao Jornal do Sudoeste sobre as convenções, a escolha de seus companheiros de chapa, expectativas e as alianças formadas para as eleições do dia 7 de outubro.


O PSDB foi o primeiro a realizar a convenção que definiu sua chapa. No início da tarde de sexta-feira (29/06), Reminho e seu filho Daniel Mendonça foram os escolhidos. A candidatura “puro sangue” surpreendeu até mesmo àqueles que convivem no cenário político diariamente. Á nossa reportagem, o ex-deputado declara que só concederá entrevista após o registro de sua candidatura. O “JS” quis a princípio falar com o candidato, mas sua assessoria sugeriu fossem enviadas a perguntas por escrito. No final da tarde de ontem o jornal recebeu informação que as respostas não seriam enviadas.


No sábado, último prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para as convenções, os grupos políticos encabeçados por PMDB e DEM anunciaram seus nomes. Surpresas e uma indefinição.


A escolha de Márcio Calafiori pelo PMDB, que era dada como certa, foi confirmada. Segundo os representantes do partido, a convenção foi “tranquila, democrática e limpa”.


O inesperado ocorreu na indicação de seu companheiro de chapa: Edgar da Coolapa (PHS) foi escolhido já no fechamento da ata. O professor Marcelo Moraes, presidente da Comissão Provisória do partido, era o favorito para ficar com a vaga de vice. Ele explica que abriu mão do posto para obter o apoio de mais candidatos a vereador e, também, para conseguir maior representação na zona rural. “Nesse momento, pensamos em uma candidatura como se fossem dois prefeitos, Márcio e Edgar, em uma só chapa”.


Os peemedebistas declaram que a intenção do grupo era formar uma terceira via política independente, que não tivesse nenhuma ligação com pessoas que regem as outras duas coligações. A aliança com PPS, PCdoB, PR, PRTB e PHS garantirá a eles cerca de oito minutos de propaganda eleitoral na televisão.


O terceiro candidato à cadeira do Executivo municipal foi definido na noite de sábado. A assembleia, que reuniu representantes do DEM, PSC, PTB, PSD, PSB, PP, PRP, PMN, PTC e PV, escolheu o atual vice-prefeito de Paraíso como seu representante na corrida eleitoral. O vereador Ailton Rocha de Sillos foi o escolhido para a composição da chapa majoritária, no entanto, deixou claro para quem quisesse ouvir que sua pretensão era ser candidato a prefeito. Como seu nome chegou constar na ata, Sillos deixou a vaga de candidato à vice em aberto.


A escolha do novo vice para compor chapa com Silveira deve acontecer após pesquisa de opinião pública, uma vez que os demais participantes da convenção não chegaram a um consenso. Os oito vereadores da base aliada do prefeito Mauro Zanin, mais o nome do médico Hebert Mumic, ex-vereador e presidente do diretório do PSC, estão na lista dos prováveis candidatos. A decisão deve ser divulgada amanhã (05/07). A coligação que apoia Márcio,  terá cerca de dez minutos para apresentar suas propostas na tevê no horário eleitoral gratuito.


O democrata também conta que a reunião decisiva foi marcada pela pluralidade de ideias e o diálogo. Ele explica que sua escolha foi consensual e que coube ao seu partido escolher o candidato a prefeito.


 


O aliado PSC, foi responsável pela indicação do vice. “Não podemos pensar em nós individualmente, temos que pensar que somos instrumentos para levar à sociedade aquilo que é dever do poder público”, completa.


Nos próximos dias, os concorrentes devem apresentar para a Justiça Eleitoral o plano de trabalho de cada chapa. As propagandas eleitorais na televisão terão início no dia 21 de agosto.


 


*Dados divulgados pelo


Tribunal Superior Eleitoral


em maio de 2012.


 

Tags: 2012  concorrentes  Definidos  Paraíso  Políticas  prefeitura 

 

 

VOLTAR     TOPO     IMPRIMIR


 

 

 

Outras Notícias

 

 

 

 


 

 

Mande sua noticia para o Jornal do Sudoeste

@jornaldosudoeste siga e receba as principais notícias da região

Mande suas sugestões e criticas para o Jornal do Sudoeste

Saiba quem faz o Jornal do Sudoeste

 

 

 

© Copyright 2014 Jornal do Sudoeste - Todos os direitos reservados