BOMBEIRO CIVIL

Serginho e Vinício Scarano propõem criação de Conselho Municipal do Corpo de Bombeiro Civil

Por: João Oliveira | Categoria: Cidades | 14-09-2018 09:53 | 347
O projeto tem por objetivo amparar a categoria e dar condições para que possam atuar, por meio de convênios
O projeto tem por objetivo amparar a categoria e dar condições para que possam atuar, por meio de convênios Foto de Reprodução

Deu entrada na sessão da Câmara Municipal  de São Sebastião do Paraíso, (10/9) projeto de lei de autoria dos vereadores Sérgio Aparecido Gomes e Vinício José Scarano Pedroso para a criação do Conselho Municipal do Corpo de Bombeiro Civil e Brigadistas Voluntários de São Sebastião do Paraíso. O projeto tem por objetivo amparar a categoria e dar condições para que possam atuar, por meio de convênios, nas mais diversas atividades a fim de ajudar na promoção da paz e segurança no município.

Conforme justificativa, o projeto compreende um esforço para o "alcance pleno de objetivos propostos permitindo que o município possa promover, incentivar, planejar, sugerir acompanhar as atividade ligadas a segurança dos bens públicos e das pessoas físicas e o combate da criminalidade através do Corpo de Bombeiro Civil, dando incondicional apoio ao 2º Pelotão de Bombeiros Militares em São Sebastião do Paraíso e demais órgãos de segurança do municio".

Assim, esse órgão poderá efetuar convênio com bombeiros voluntários destinados a executar atividades de defesa civil, realização de serviços de prevenção de sinistros e catástrofes, combate a incêndios, busca e salvamento de pessoas e atendimentos pré-hospitalar. "Por via de regras, as organizações de bombeiros voluntários surgem com a preocupação de problema de ordem pública por parte dos cidadãos que se organizam por meio de uma entidade dotada de meios e racionalidade para minimizar os efeitos de tragédias intensas que ocorrem em suas cidades".

Ainda, segundo justificam os vereadores, os bombeiros voluntários contam com a ajuda do município, das empresas e das comunidades onde estão instaladas para a sua manutenção. "Há de se destacar que muitos contribuíram para o fortalecimento desta entidade. Evidente, porém, que o auxilio do poder público contribui para maior eficácia dos bombeiros voluntários para resolução dos problemas em uma cidade com porte médio", finaliza.

Após a leitura da justificativa, o vereador Jerônimo Aparecido da Silva e José Luiz das Graças pediram para também assinar o projeto. Scarano comentou que os vereadores têm mantido contato com alguns bombeiros civis de Paraíso e que somente o fato desses cidadãos quererem ajudar ao próximo, é válido o município dar condições para que eles possam realizar este trabalho.

"Cada vez que criamos um projeto que faça isto, é algo que vale a pena e é um prazer assiná-lo junto com meus outros colegas", completou. O projeto foi aprovado como objeto de deliberação e encaminhado a Comissão de Finanças, Justiça, e Legislação.