HOMENAGENS

Doadores de sangue são homenageados pela Santa Casa na Câmara

Por: João Oliveira | Categoria: Política | 06-12-2018 13:53 | 647
A coordenadora do banco de sangue, Denise de Pádua Fonseca e o responsável técnico da agência transfusional da Santa Casa, o médico Lucas Machado Paraizo
A coordenadora do banco de sangue, Denise de Pádua Fonseca e o responsável técnico da agência transfusional da Santa Casa, o médico Lucas Machado Paraizo Foto de ASSCAM

O responsável técnico da agência transfusional da Santa Casa de São Sebastião do Paraíso, o médico Lucas Machado Paraizo, e a coordenadora do banco de sangue e gerente do setor, Denise de Pádua Fonseca, estivem na sessão da Câmara (2/12), onde homenagearam doadores de sangue que, conforme destacaram, tanto têm ajudado a manter o Banco de Sangue do Hospital. Os doares receberam certificados pelas doações voluntárias.

Conforme destacou o médico, o doador é de suma importância para a manutenção dos estoques do Banco de Sangue do Hemominas. "No nosso estado quem faz a coleta, processamento e gerenciamento dessas bolsas de sangue usadas pelos nossos pacientes é o Hemominas, o mais próximo a nós é em Passos. Assim, o doador paraisense tem que se deslocar àquele município, que é uma demanda que precisamos com certa quantidade para manter os estoques que temos", disse.

Segundo lembrou Lucas, o Hospital atende Urgência e Emergência, cirurgias de grande porte em ortopedia, vascular e cardíaca, além da UTI Adulta, Cardiólogia e Neonatal que, de acordo com ele, tem uma demanda grande do uso de sangue. "O nosso apelo é para que todos aqueles que têm em sua família doadores voluntários, sigam o exemplo desses doadores e que também possam se tornar doadores de sangue", destacou.

O médico também agradeceu a vereadora Cidinha Cerize que no início do seu mandato encaminhou ofício para a Prefeitura para que fosse disponibilizado uma vez por semana o transporte desses doadores até Passos, já que a grande dificuldade dos doadores paraisenses consiste justamente no deslocamento para fazer a doação.

"Na gestão anterior não conseguíamos essa frequên-cia de toda semana ter o tr nsporte para ir até o centro de coleta, o que atualmente temos conseguido e, conse-quentemente, conseguido manter os nossos estoques. Tivemos a ideia de prestar essa homenagem aqui na Câmara, que é uma homenagem promovida pelo Hemominas, que diploma esses doadores de acordo com o número de doações", completou.

DOAÇÃO

De acordo com o médico, os interessados em doar sangue podem entrar em contato com a Santa Casa, ligando no telefone (35) 3539-1300 e pedir para falar no Banco de Sangue que as atendentes irão orientar enquanto aos critérios que podem incluir ou não incluir o possível doador. "E também, quem for doar, poder agendar essa ida a Passos. Logica-mente que quem for doador voluntário, poderá ir a qualquer dia da semana" destacou.  

Por fim, a coordenadora do Banco de Sangue e gerente do setor, Denise Fonseca, ressaltou a importância dos doadores e disse que o hospital faz em média de 400 a 450 transfusões por mês, o que seria um número bastante alto. "Não conseguimos levar esse grande número de doadores a Passos, então gostaríamos que essa doação fosse voluntária, é um dever do cidadão. A Santa Casa agradece a todos que tem nos ajudado", completou.

O doador Crismarcos Cruvinel Queiroz,  representado pela esposa Pauliane, foi homenagem por já ter realizado 10 doações pela comunidade
A doadora Luzia Odete de Oliveira foi  homenagem por já ter realizado 15 doações
O doador Carlos Aparecido de Oliveira recebeu certificado por também ter realizado 15 doações pela comunidade