INCÊNDIO

Corpo de Bombeiros se depara com incêndio em veículo ao retornar de atendimento

Por: João Oliveira | Categoria: Acidente | 12-12-2018 22:07 | 7906
Foto de Reprodução

Bombeiros se deparam com um incêndio em um veículo Pálio ao retornar de um atendimento clínico prestado a uma vítima de queda no bairro São Judas e que foi deixada na Santa Casa no início da tarde de segunda-feira (10/12). O caso foi registrado no cruzamento da rua Pimenta da Pádua com a Ângelo Calafiori e o trânsito precisou ficar impedido por cerca de 10 minutos até que a situação fosse controlada.

Segundo informou o sargento  Giovani Duarte, a viatura estava passando pelo local no momento do ocorrido. A condutora havia percebido que estava saindo fumaça do capô dianteiro e parou o veículo para verificar. Ela teria tentado controlar o incêndio com um extintor do automóvel, mas teria sido insuficiente para conter as chamar.

"Não estávamos com a viatura adequada para atendimento desta natureza, mas felizmente andamos precavidos e tínhamos um extintor ABC e conseguimos controlar a situação. O veículo sofreu danos, mas poderia ter sido pior caso ela não tivesse um extintor para conter o princípio desse incêndio", destaca o bombeiro.

De acordo com Giovani, atualmente o extinto de incêndio não é mais obrigatório para veículos de passeio, mas é importante que o condutor mantenha um no carro para evitar dados ainda maiores em acidente como este. Segundo informou, embora não seja possível precisar a causa do incêndio, ele destaca que geralmente acidentes desta natureza são ocasionados por pane elétrica. 

O QUE FAZER?
Conforme orienta sargento Giovani, em casos como este, a primeira coisa que o condutor deve fazer é manter a calma e parar o veículo em local seguro, desligar o carro e retirar do interior do veículo todos os passageiros. "Ele deve pegar o extintor, remover o lacre e, abrindo apenas uma fresta do capô, descarregar o extintor e só então abrir o capô para verificar a situação, já que se fizer isso antes o ar pode aumentar a combustão", explica.

Além disto, Giovani ressalta que chamar socorro é fundamental. "Impendente da gravidade da situação, é importante nos acionar porque estaremos melhores preparados para lidar com a  situação. Além disto, para prevenir situação assim, o condutor deve sempre manter uma revisão preventiva, para evitar panes ou qualquer problema que possa levar a um incêndio no veículo", completa.