SAÚDE ANIMAL

Gatos: energia de sobra!!

Por: Rogério Calçado Martins | Categoria: Saúde | 11-02-2019 09:59 | 490
Foto de Reprodução

Sabe aquele gato que sobe em tudo, acha que a melhor hora de bagunçar e brincar é durante a noite, gosta de "viver perigosamente" e mais parece que é movido à "eletricidade", tamanha sua disposição e inquietude?!  Por um acaso o seu gato encaixa-se nessas descrições?!

Não precisa preocupar-se, pois os felinos não conseguem mesmo ficar quietos. Eles necessitam "caçar" o tempo todo, e a "caça" pode ser desde um simples inseto até mesmo um camundongo.

Mas será que existe algo que possamos fazer para "domá-los" um pouco? Pelo menos para que fiquem menos elétricos e mais calminhos.

Especialistas em comportamento de gatos relatam que os felinos ainda são uma incógnita e que a Medicina Veterinária tenta decifrá-los dia após dia.

Mimá-los e agradá-los é sempre uma boa estratégia. Eles ficam dengosos e podem facilmente desistir da "farra". Porém essa atitude pode, às vezes, não funcionar, principalmente com os mais serelepes.

Deixar brinquedos à vontade e forrar alguns cantos com edredons ou almofadas para que fiquem mais aconchegantes também pode dar certo.

Outro método é a cirurgia de esterilização (do macho ou da fêmea), o que acarreta em queda de hormônios, fazendo com que o animal fique mais caseiro e amenizando seu comportamento tão elétrico.

Mas existe um ponto crucial que jamais deve ser esquecido e precisa ser respeitado sempre: assim como os humanos, cada animal tem uma personalidade diferente, o que torna alguns mais agitados do que outros.

Para qualquer dúvida, procure um Médico-veterinário de pequenos animais.

*ROGÉRIO CALÇADO MARTINS – médico-veterinário – CRMV/MG 5492
*Especialista em Clínica e Cirurgia Geral de Pequenos Animais (Pós-graduação “lato sensu”)
*Membro da ANCLIVEPA (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais)
*Consultor Técnico do Site  www.saude animal.com.br
*Proprietário da Clínica Veterinária VETERICÃO (São Sebastião do Paraíso/MG)