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Semana do consumidor foi um sucesso, diz coordenador do Procon

Por: João Oliveira | Categoria: Economia | 23-03-2019 07:36 | 7137
Foto de Reprodução

Entre os dias 11 e 15 de março a Procuradoria do Consumidor de São Sebastião do Paraíso (Procon Municipal), promoveu a 5ª Semana do Consumidor e 2º Mutirão Limpa Nome. O evento teve como objetivo conscientizar e impulsionar ações de educação consumerista, a fim de orientar, receber, analisar e encaminhar reclamações, denúncias e consultas, na tentativa de resolução ou orientação alusiva a problemas pertinentes a relação de consumo, promovendo uma proximidade maior do órgão de defesa do consumidor e a população.

De acordo com o coordenador do Procon, Fábio Martins, houve inúmeras atividades durante a semana, entre elas atendimentos aos consumidores e fornecedores de produtos e serviços por meio do PROCON, palestras em escolas de nível médio, técnico e superior sobre “Direitos Básicos do Consumidor”, além de rodas de conversa junto ao CRAS Santa Tereza e Mocoquinha, com distribuição de panfletos e cartilhas sobre os direitos do consumidor e fornecedor em nosso comércio.

“No dia 12, à noite, no Teatro Municipal Sebastião Furlan, em parceria com a 41ª Subseção da OAB/MG, ocorreu a palestra com o juiz de direito do Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública da comarca, Alexandre de Jesus Gomes, com o tema ‘Superendividamento”, que discorreu sobre o tema para aproximadamente 250 pessoas”, destaca.

Além destas atividades, em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), ocorreu, o 2º Mutirão Limpa Nome, pertinentes a negociação de débitos com inúmeras instituições financeiras, por meio da plataforma “www. consumidor.gov.br”.

“O reflexo da proximidade do Procon com os munícipes é claro e evidente, quando quantificamos os atendimentos realizados e cadastrados em nosso sistema. Em 2018, por exemplo, ocorreu um total de 3.685 atendimentos cadastrados junto ao sistema SINDEC (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor). Essa quantia refere-se a atendimentos cadastrados no programa, todavia, o número de atendimentos é muito maior, pois, as dúvidas supridas, informações via telefone, instruções a fornecedores, palestras, e entrevistas, não são cadastradas no sistema”, ressalta Martins.

Conforme explica o coordenador do Procon, as reclamações englobam todos os tipos de problemas de consumo, entre os atendimentos mais inerentes estão aos relacionados com questões financeiros. “São os campeões de reclamação, como a cobrança de tarifas e serviços indevidos, problemas com empréstimos pessoais e consignados, cartões de crédito entre outros”.

No ranking de atendimentos, em segundo lugar, estão problemas relacionados aos serviços de telefonia móvel, fixa e internet móvel, seguido de problemas vinculados a prestadores de serviços. “De todos os atendimentos registrados, em torno de 80% das reclamações são solucionadas perante o órgão, ou seja, há um grande serviço de utilidade pública que desafoga o judiciário, e auxilia os cidadãos a exercitarem os seus direitos”, avalia.

Por fim, Fábio Martins diz que a 5ª Semana do Consumidor e o 2º Mutirão Limpa Nome foram proveitosos e que o órgão está à disposição dos munícipes de Paraíso das 8h às 11h, e das 13 às 17 h, no Posto do CASSP (antigo PSIU), na Rua Pimenta de Pádua, 1237, Centro.