GILBERTO AMARAL

Golpe de 64

Por: Gilberto Amaral | Categoria: Brasil | 10-04-2019 10:20 | 6430
Golpe 64
Golpe 64 Foto de Reprodução

Golpe de 64
A declaração do presidente Bolsonaro à ONU de que “Não houve Golpe em 64”, eu assino embaixo.

Fui testemunha ocular e histórica de tudo que se passou, participando inclusive da defesa de Jango, pois coube a mim comandar a Cadeia da Legalidade pela Rádio Nacional, uma emissora do governo, que defendia a permanência do presidente. O que me custou um Inquérito Policial Militar.

Nas notícias nacionais, quando se falava do IPM da Cadeia da Legalidade, além desse velho jornalista, eram citados os nomes de Darcy Ribeiro, chefe da Casa Civil; Waldir Pires, consultor-geral da República; e o arcebispo de Brasília, Dom José Newton.

O movimento militar de 64 foi atendendo a um apelo caloroso da sociedade brasileira e, até mesmo, religioso, onde as senhoras com o terço na mão saíram às ruas (foto abaixo) para o apelo aos militares devido a anarquia que o país vivia.

Existiu um golpe sim: Dado pelos três ministros militares de Costa e Silva, que assumiram o governo, quando deveriam cumprir a Constituição dando posse ao vice-presidente Pedro Aleixo.

Que os jornais e os jovens jornalistas leiam isso com atenção.

SEBRAE
A nossa São Sebastião do Paraíso está prestigiada. Depois de vários mandatos parlamentares e ocupar o Ministério do Turismo, o paraisense Carlos Melles (foto) será eleito, no dia 17, o presidente do SEBRAE Nacional. Com uma vasta experiência, Melles sem dúvida fará um trabalho magnífico indicado que foi pela bancada da Agricultura.

Viagem adiada
Em razão de uma agenda política intensa, o presidente Jair Bolsonaro, adiou a ida a Manaus, inicialmente marcada para esta terça. De acordo com o superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, que conversou com o presidente pouco antes de seu retorno de Israel, o compromisso de Bolsonaro com as atividades relacionadas à Reforma da Previdência acabou inviabilizando a viagem, que seria amanhã. Nova data já está em estudo.

Posse
Das mais prestigiadas, na sexta-feira, a sessão solene de apresentação do desembargador federal Wilson Alves de Souza, empossado como o 27º membro do TRF 1ª Região. O magistrado foi promovido pelo critério de antiguidade e assumiu a vaga deixada pelo colega Mário César Ribeiro, que se aposentou em novembro.

Farmácias
Quando o milagre é grande o Santo desconfia. Nos seus 59 anos, Brasília vem ganhando um presente que nos preocupa: inúmeras farmácias e drogarias. Está todo mundo doente? É o preço dos medicamentos? Uma variação que gera desconfiança. Está precisando de uma averiguação...

Perfumes
Atenção “bonecas “ e “deslumbradas”, as cheirosas da Corte. Cuidado com a compra dos aromas. Aqui e alhures. Todo cuidado é pouco... Até na perfumada Paris.

Energia
No Salão Verde, a partir das 10h30, acontece a solenidade de lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica, sob coordenação do deputado Cássio Andrade. O grupo é composto, até o momento, por 195 deputados e 6 senadores.

Funn
O festival de inverno mais aguardado do Centro-Oeste vai acontecer no dia 11 de maio, no Estacionamento 4 do Parque da Cidade. Entre os nomes que vão fazer barulho no evento estão Thiaguinho, Zé Neto e Cristiano, Bruno e Marrone, Belo, Anavitória, Maria Rita e Pretinho da Serrinha, Maneva e muito mais.

Audiência I
Nesta quinta, a Comissão de Meio Ambiente realiza a audiência pública intitulada “ODS 14 com foco no Planejamento Espacial Marinho”. ODS 14 é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e trata de promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos.

Audiência II
O debate pretende discutir os problemas que persistem na agenda oceânica brasileira e, principalmente, os desafios para implementação do ODS 14. A audiência busca também apontar caminhos para alavancar políticas públicas para o uso e a conservação do mar.

Estreia no Rio
A cantora Hanna (que recentemente recebeu o título de embaixadora do Rio) foi abraçar o amigo, Carlos Vereza, na estreia de seu primeiro longa, “O Trampo”, no Lagoon. A atriz Rosamaria Murtinho (na foto com Hanna e Carlos Vereza) está no elenco. Além de roteirizar, dirigir e produzir, Vereza também atua na película. Em maio, “O Trampo” estará no circuito comercial. “A obra será inscrita nos festivais de Gramado e de Cannes, ainda este ano”, disse Vereza.

Marcelo Borgongino  

Na corte - Uma Rosa de 98 anos
Na última semana a minha querida amiga Rosa Thomé comemorou os seus 98 anos bem vividos e em plena forma. Entre as comemorações uma missa no Santuário da Boa Esperança, que fica ao lado da Torre Digital, celebrada pelo capelão da Aeronáutica, padre Costa. Na foto, a aniversariante ladeada pelo seu irmão Antônio Thomé, capelão Costa, sua irmã Judith e a freira Clades. Todas as homenagens para esta Rosa que é uma flor de pessoa.

O casamento do ano
Solange e o médico Luciano Ferrer (foto) movimentam a sociedade da Corte, no dia 13 de abril, com o casamento da bela herdeira Luciana, que vai trocar alianças com o advogado Nicola Júnior, filho de Arlete e Nicola Margiotta (in memoriam). A cerimônia terá início, às 19h, na Catedral Metropolitana de Brasília, seguida de elegante recepção no Clube Naval. Valéria Leão Bittar vai comandar a maravilhosa decoração e Marcelo Pimenta, o cerimonial.

Campanha e exposição
Ana Lúcia Rodrigues (foto), gerente de marketing do Venâncio Shopping, participou do lançamento do prêmio de fotografia “Olhar Brasília”. A iniciativa faz parte do movimento “Mexeu com Brasília, Mexeu Comigo”, liderado pelas jornalistas Samanta Sallum e Marcia Zarur (foto). Alinhado com o amor em relação à capital do país, o shopping apoia o projeto e exibirá, em maio, o resultado do concurso com uma exposição montada no Espaço Venâncio Cultural.

PGR
A escolha para ocupar o cargo de procurador-geral da República está criando uma competição sem precedentes no órgão. A disputa é grande. Conversando com um amigo, ex-ocupante do cargo, ele opinou que deve ficar a Dodge. Quem viver verá. Mas quem decide é o presidente. 

A atriz Rosamaria Murtinho na foto com Hanna e Carlos Vereza
Carlos Melles
Na foto, a aniversariante ladeada pelo seu irmão Antônio Thomé, capelão Costa, sua irmã Judith e a freira Clades. Todas as homenagens para esta Rosa que é uma flor de pessoa
Samanta Sallum, Ana Lúcia Rodrigues e Marcia Zarur
Solange e o médico Luciano Ferrer