INAUGURAÇÃO

Sebrae e Prefeitura inauguram Sala do Empreendedor em Paraíso

Por: Redação | Categoria: Cidades | 19-05-2019 21:44 | 580
Prefeito Walkinho, Leonardo e prefeitos da região  descerram  placa da Sala Mineira do Empreendedor
Prefeito Walkinho, Leonardo e prefeitos da região descerram placa da Sala Mineira do Empreendedor Foto de Reprodução

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso inauguraram na manhã desta sexta-feira (17/5), no prédio do Centro de Atendimento de São Sebastião do Paraíso (Cassp), antigo Psiu, a Sala Mineira do Empreendedor, que tem por objetivo desburocratizar a formalização de micro e pequena empresa no município.

Conforme explica o gerente regional Centro-Oeste e Sudoeste do Sebrae de Minas, Leonardo Mol de Araújo, que representou o presidente nacional do órgão, Carlos Melles, a Sala do Empreendedor é uma forma de organizar e desburocratizar a formação de novas empresas.  “Com isso teremos mais empresas. É um instrumento liderado pela Prefeitura, mas capacitado pelo Sebrae para melhorar a ambiência de negócios do território onde ela funciona”, ressalta.

A expectativa, segundo Araújo, é que se tenham novas empresas surgindo a partir da Sala do Empreendedor, gerando assim mais emprego e renda para Paraíso. Para o prefeito Walker Américo Oliveira, isto é de suma importância para o município vez que oportuniza para o cidadão comum a abertura de uma empresa.

“É um ponto de referência para poder ajudar a viabilizar o negócio deste cidadão. A Sala Mineira irá funcionar com parceria com a Jucemg e Sebrae e é para aqueles que não somente vão iniciar o seu negócio, mas também para aqueles que já tem o seu negócio a Sala Mineira irá oportunizar a preparação, motivação e ampliação do negócio. Além de dar oportunidade para os microempreendedores em São Sebastião do Paraíso”, completa.

PROGRAMA LÍDER
Leonardo Mol de Araújo, também anunciou o “Programa Líder” que, de acordo com ele, vem para construir um futuro mediante a movimentação das lideranças regionais por meio de elaboração de uma agenda positiva.

“Com isso, pensaremos no desenvolvimento da região diante de uma construção de um futuro que começa agora. A intenção é justamente esta e, mais do que isso, construir um plano que faça que haja o movimento do município”, destaca.

Conforme explicou, o Programa Líder é um programa que acontece ao longo de oito encontros, a partir de uma agenda que é elaborada, e nesses encontros é feito um plano para o território para que ele, assim, planeje seu futuro. “Pode ser focado no desenvolvimento do café, infraestrutura urbana, entre outros eixos temáticos que são fundamentais para o desenvolvimento econômico”, completa.

SEMANA DO MEI
Acontece também entre os dias 20 e 24 de maio, a Semana Nacional do Microempreendedor Individual (MEI), que é um movimento para o fortalecimento e capacitação  do MEI e que, segundo Leonardo, talvez seja a grande alavanca de que o Brasil precisa para o desenvolvimento do país.

“Essa semana, liderada pelo Sebrae, é um movimento de preparação do MEI para o mercado, para formalização do negócio e para os novos desafios das mídias sociais. São diversas ações de capacitação que acontecem no Brasil todo, em especial em Minas Gerais, que é o Estado que mais executa a semana do MEI no Brasil e vamos ter uma programação densa na região, basta entrar no site www.sebraeminas.com.br e fazer sua inscrição gratuitamente”, orienta.

Conforme o gerente do Sebrae, na região as atividades acontecem em 12 municípios. “O MEI é uma natureza jurídica para aquele empresário que trabalha individualmente como, por exemplo, o carpinteiro, o pintor, a manicure, que não tinham uma forma de formalizar seu trabalho hoje tem uma categoria que é o MEI. Com isso ela passa a ter um CNPJ e a ter vários benefícios sociais e responsabilidades fiscais. Hoje, em Minas, são aproximadamente 900 mil empresas MEI e 8 milhões no Brasil”, completa.

Gerente regional centro-oeste e sudoeste do Sebrae de Minas, Leonardo Mol de Araújo