PINICÃO

Acesso ao pinicão continua difícil para portadores de necessidades especiais

Por: Sebastião Tadeu Ribeiro | Categoria: Cidades | 12-10-2019 10:05 | 911
Senhora de 71 anos sendo mobilizada e colocada em uma maca  pelos militares do Corpo de Bombeiros, após sofrer uma queda  nas escadarias no Sanitário Público Municipal (Pinicão)
Senhora de 71 anos sendo mobilizada e colocada em uma maca pelos militares do Corpo de Bombeiros, após sofrer uma queda nas escadarias no Sanitário Público Municipal (Pinicão) Foto de Reprodução

Por diversas vezes o "JS" publicou matérias a respeito do sanitário público municipal "pinicão" na praça João Batista Teixeira, centro de São Sebastião do Paraíso. Essa importante e necessária obra pública construída em 1972 pelo dinâmico ex-prefeito Luiz Ferreira Calafiori, está precisando de adaptações para cadeirantes, e pessoas com problemas de locomoção.

As vias de acesso ao sanitário são através de escadas de alvenaria, o que dificulta a acessibilidade de cadeirantes, idosos, pessoas debilitadas, com saúde frágil.

Há poucos dias uma senhora de 71 anos, residente no Conjunto Habitacional Veneza ao descer pela escadaria com a intenção de ter acesso ao sanitário, levou um tombo, e segundo informações da funcionária que trabalha como zeladora, a idosa caiu bruscamente, e não conseguiu se levantar, gritava de tanta dor em um tornozelo.

A zeladora, preocupada, ligou para o Corpo de Bombeiros que compareceram, imobilizaram a idosa a colocando em maca, para conduzi-la a Unidade de Pronto Atendimento - UPA. A suspeita é que houve fratura.

Então, é necessário que a prefeitura encontre uma alternativa para construir rampas, de modo facilitar o acesso a pessoas com necessidades especiais, sem dificuldade, para utilização do sanitário.

Nas duas ruas laterais, tanto abaixo da rua Biblioteca Municipal, quanto na rua Capitão Pádua, há espaço para construir as necessárias rampas, e ainda sobra espaço para o trânsito de veículos. Outra alternativa sugerida é fazer uma adaptação, colocando os sanitários na parte superior e a sede da banda de música na parte térrea.