VACINAÇÃO

Dia D de vacinação contra sarampo acontece neste sábado

Por: João Oliveira | Categoria: Saúde | 30-11-2019 10:05 | 1017
Foto de Reprodução

O Dia D de vacinação contra o sarampo para pessoas com idades entre 20 e 29 anos acontece neste sábado (30/11), das 8h às 17h. Nesta data todos os postos de saúde atenderão a população que precisa atualizar o cartão de vacinação e, conforme destaca a coordenadora da Vigilância em Saúde, Daniela Cortez, não é todo mundo que precisa vacinar, apenas aqueles que não estão com o cartão em dia.

De com a Daniela, quem tem apenas uma dose, precisa tomar uma segunda dose e quem não tem nenhuma precisa tomar as duas doses da vacina contra o sarampo. A coordenadora explica que aqueles que não sabem se devem tomar, devem pegar o cartão e se dirigir a algum posto de saúde. Quem não tem ou perdeu o cartão de vacina, deverá ser imunizado novamente.

"Nossa expectativa é vacinar 100% essa população, mas é uma faixa etária que não temos como estimar uma cobertura vacinal, porque não temos no sistema informações, mas sempre buscamos atender o máximo possível e alertamos para que todos busquem de informar da necessidade da vacina", explica.

Em Paraíso, de acordo com a Daniela Cortez, foram notificados 11 casos suspeitos de sarampo, mas todos foram descartados. "Isso mostra a importância da vacinação. A doença já chegou a ser erradicada no país, mas não deixou de existir no mundo, tanto que está voltando, principalmente no estado de São Paulo, que tem importado muitos casos. É importante manter a vacinação em dia para combater a doença", completa.