TERAPIAS HOLÍSTICAS

As cores têm o poder de harmonizar o ambiente

Por: Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral | Categoria: Saúde | 05-12-2019 09:47 | 787
Foto de Reprodução

Colorir com sabedoria.

A cor da sua casa vai além de preferências estéticas ou belas; uma das formas de tratar e harmonizar o ambiente são por meio das cores. Durante a vida, vivemos em diversos espaços e locais, como o trabalho, a escola, a faculdade, a casa na praia, ou tantos outros. Mas a nossa casa é o local onde passamos a maior parte do tempo. Caso não seja, é, ao menos, o espaço em que relaxamos e nos sentimos seguros.

Portanto, nosso lar deve nos propiciar boas energias, relaxamento, felicidade, alegria, amor e todos os outros sentimentos bons. Cada cômodo deve transmitir um sentimento diferente. Em seu quarto, você precisa se sentir relaxado. Na sala, confortável. No escritório, com disposição e boas ideais. Isso mesmo. As cores de cada cômodo muito têm a ver com a energia que o ambiente possui e transmite. Caso você pinte as paredes de preto, por exemplo, a energia circundante será mais pesada e, dependendo do resto da combinação de objetos, negativa. Já um ambiente mais claro propicia mais relaxamento e sensação de bem-estar. Para conseguir que cada ambiente de transmita essas sensações, muitas ações podem ser feitas, como acrescentar ou remover alguns itens de decoração, organizar os objetos de alguma outra forma, reposicionar móveis e mudar a pintura. Se o vermelho for pedido para o quarto, por ser uma cor excitante, a pessoa pode correr o risco de passar a dormir mal. Para não prejudicá-la, opte por inserir a tonalidade de outra forma, não numa área grande como a parede, mas em detalhes e pinceladas no tapete, almofadas ou adornos. O ideal,  é conseguir o equilíbrio entre a decoração, harmonização e cromoterapia. O azul é calmante, o laranja excitante. Um restaurante laranja vai abrir o apetite, uma cozinha nessa cor não vai beneficiar quem está de dieta!

Ao entender o significado das cores para ambientes, bem como o tipo de sensação que cada cor transmite, é uma forma de harmonizar e conseguir uma sensação de bem estar; pois cada cor tem um comprimento e uma onda que, em contato com o corpo, emite uma vibração específica, fazendo-o reagir, proporcionando uma sensação de bem estar, ou de agonia.

Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral
Biomédica
Especialista em Terapias Alternativas (Holísticas)
Mestre em Microbiologia
Doutora em Ciências