CIDADES INTELIGENTES

Paraíso e Monte Santo têm projetos premiados no "Cidades Inteligentes"

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 06-02-2020 14:46 | 259
Foto de Reprodução

As cidades de São Sebastião do Paraíso e Monte Santo de Minas estão com projetos e programas desenvolvidos em seus respectivos municípios contemplados no Prêmio Cidades Inteligentes Edição Especial 2020. De Paraíso o programa Vida Ativa na Melhor Idade é o destaque e será homenageado em cerimônia a ser realizada dia 17 de março em Belo Horizonte. De Monte Santo, o projeto "Vamos Salvar Nosso Planeta" receberá o prêmio pelo trabalho desenvolvido em prol do meio ambiente.

O programa Vida Ativa fundamenta-se na promoção de atividades corporais, culturais, sociais, buscando integração social, melhoria da saúde física, mental e a longevidade de seus integrantes. Iniciado em 2001 atualmente conta com mais de mil participantes divididos em vários núcleos com participantes a partir dos 50 anos que sempre estão em busca da melhoria da qualidade de vida. Eles desenvolvem atividades como caminhada orientada, ginástica localizada, danças, alongamento, hidroginástica, natação, tai-chi-chuan, oficinas terapêuticas, excursões, bailes e encontros entre outros eventos sociais.

O Vida Ativa de Paraíso foi aprovado e receberá o Prêmio Cidade Inteligentes Edição Especial 2020. A homenagem deverá ocorrer na fase de abertura da premiação do Cidades Inteligentes durante a realização do Congresso Mineiro de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Modernização das Cidades. Entre mais de 100 municípios inscritos, Paraíso está entre os 40 que serão contemplados com a honraria.

Outro projeto homenageado na região é denominado "Vamos Salvar o Planeta" desenvolvido pela Prefeitura de Monte Santo de Minas, através da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Meio Ambiente. A iniciativa tem a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social e é desenvolvido em parceria com a empresa Cantareira, BNDS, Social Zink e INSEA. A realização é da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis "Montecicle".

Monte Santo de Minas superou Paraíso e Jacutinga no processo de seleção e ganhou o direito de sediar a construção de uma usina de triagem e compostagem (UTC) e da implantação de um sistema de coleta seletiva, que beneficia a cidade como um todo - zona urbana e rural bem como o distrito de Milagres. Os recursos destinados ao Investimento Social totalizam R$ 2.123.550, 00, para os quais a empresa optou por destinar a consecução de dois projetos, sendo um em Minas Gerais e outro em uma cidade do Estado de São Paulo. Este valor será divido entre as cidades contempladas.

Cidades Inteligentes
A iniciativa da Brasil Master, em parceria com as Microrregionais do Estado, incentiva projetos voltados à construção das cidades inteligentes e humanas. A premiação, fundamentada em nove categorias - Mobilidade Urbana, Tecnologia na Segurança Pública, Gestão Eficiente, Inclusão Digital, Tecnologia na Saúde, Sustentabilidade, Educação, Empreendedorismo e Empreendedorismo Social. Os detalhes foram definidos pela Comissão Organizadora do "Cidades Inteligentes", que é composta por docentes, especialistas, doutores e PHD"s, representantes de Instituições de Ensino Superior, Entidades e Associações Microrregionais de Municípios de todo o Estado de Minas Gerais.

A premiação acontecerá durante a abertura do 3° Congresso Mineiro de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Modernização das Cidades, que será realizado na capital mineira no dia 17 de março. O evento é uma iniciativa da Brasil Master, em parceria com as Associações Microrregionais dos Municípios e Consórcios Públicos Intermunicipais do Estado, para valorização de projetos voltados à construção de cidades inteligentes e humanas, com trabalhos voltados para os desafios das conjunturas estadual, nacional e internacional. O troféu que será entregue aos vencedores representa a "Chama do Conhecimento", uma alusão à evolução humana gerada pelo aprendizado, ou seja, o saber "queimando" a ignorância.