CURTAS EDIÇÃO 2381

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 19-02-2020 10:12 | 338
Foto de Reprodução

Ziriguidum
A presença do ex-vereador Ademir Ross, na sessão da Câmara, segunda-feira (17/2), serviu para dar um esquenta nos bastidores políticos. Antes do carnaval o zumzum deu lugar ao ziriguidum. Opinião dos mais sensatos é que ele tem direito a apresentar a sua versão para os fatos que chocaram Paraíso ano passado e lhe custou o cargo do vereador e vice-presidente da Câmara. Como o caso foi parar na Justiça que ela faça a sua parte. Juízo de valor cada tem o seu. Em um mundo de tanta descrença, há quem acredite na justiça dos homens e aqueles que creem na justiça do céu.

Concurso
O final de semana foi de muita movimentação em Paraíso com a realização das provas do concurso público da Prefeitura. Concorreram mais de cinco mil inscritos. Os exames foram realizados no sábado e também no domingo em dois períodos. Já na segunda-feira foi divulgado o gabarito provisório. Da mesma forma foi aberto prazo de recurso contra questões das provas que vai até o dia 2 de fevereiro. Detalhes podem ser acompanhados no site da Prefeitura também do IMAM.

Vagas
Como já era previsto, com o fim da cobrança da área azul ficou mais difícil se encontrar vagas livres para estacionar veículos no centro da cidade. Esta situação chegou a ser anunciada por esta coluna no final de 2019. Nos últimos dias têm aumentado queixas de pessoas que ficam rodando pelo trecho em busca de um lugarzinho para estacionar. Numa rápida pesquisa é possível observar que vários veículos chegam de manhã e só saem no fim da tarde, alguns até com pontos fixos de estacionar, nas proximidades de onde os proprietários trabalham.

Filantrópica
O vereador Sérgio Gomes agradeceu a votação favorável no projeto de lei de sua autoria, que autoriza o município firmar convênios com entidades para instituir a Zona Azul Filantrópica. Ele defende a proposta de fazer o convênio com jovem aprendiz ou com pessoas que estão ingressando no mercado de trabalho para que a Zona Azul tenha condição de se manter e também ajudar o trânsito da nossa cidade. A proposição teve o parecer favorável da Comissão de Finanças, Justiça e Legislação aprovado e estará em pauta para 1ª votação. Já o vereador Luiz de Paula pediu a implantação de mais 11 vagas na Ângelo Calafiori para atender a demanda.

Escala
E em clima de carnaval, mais um bloco de servidores públicos da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso poderá, nesta quarta-feira, conforme anuniciado, receber seus vencimentos referente ao mês de janeiro. Será pago o salário para quem recebe com recursos próprios até R$7000,99. Semanas antes ocorreram outras chamadas. Os demais servidores que ganham acima deste valor devem aguardar novo comunicado conforme informação da Gerência de Recursos Humanos.

Saída de Carnaval
Os burburinhos de bastidores dão conta que a maioria dos jovens de Paraíso que gostam e podem vão sair da cidade para curtir os festejos carnavalescos em outras cidades da região. Muzambinho, Monte Santo de Minas, Guaxupé, Cássia e até Itamogi são os lugares preferidos da juventude paraisense. As cidades do entorno do Lago de Furnas estão perdendo a preferência devido ao esvaziamento da represa. O que se costuma ver com frequência no começo da noite de sexta-feira são caravanas de ônibus lotados pegando a estrada, situação que se repete nos dias seguintes.

Local
Para quem optou ficar pelos lados de Paraíso, também poderá se divertir. Algumas bandas e grupos musicais foram contratados com apoio da administração pública e pretende trazer de volta algum agito para quem curte o carnaval. O evento acontecerá na Avenida José de Oliveira Brandão, aquela que passa em frente a Câmara Municipal.

Pasmem
Muita gente assustada e pasmada com as notícias surgidas nos últimos dias envolvendo uma mulher acusada de ser mandante triplo homicídio, sendo uma das vítimas o próprio pai, crime ocorrido ano passado em Jacuí. A considerar a sequência de outros crimes planejados colocados no papel em cartas e não executados, as histórias dariam para compor uma terrível minissérie. Certamente trata-se de caso grave de desajuste, que merece e precisa de acompanhamento e tratamento psicológico. Agora há situações em que a índole da maldade supera todas as estatísticas. Fosse em centros maiores seria um típico caso para longas reportagens daqueles programas policialescos que se vê na televisão nos fins de tarde.

Elucidações
Em 45 dias a Polícia Civil, com a ajuda da Polícia Militar conseguiu desvendar todos os seis homicídios ocorridos em São Sebastião do Paraíso neste início de ano. Mesmo com uma estrutura precária, com falta de servidores, de delegados, o trabalho daqueles que estão à frente da polícia investigativa acaba gerando resultados mais por mérito e dedicação de seus membros do que pelo aparato em si.

Estrutura
Tivesse a regional o aparato necessário à altura de uma regional, de fronteira de estado, e de uma cidade polo regional, como é Paraíso, certamente os resultados seriam ainda mais eficientes. Ainda assim é louvável o empenho dos poucos abnegados que vestem a camisa para fazer frente aquilo que se espera, no momento de responder à comunidade diante de crimes gritantes e grotescos.