DENGUE

Paraíso não tem novos casos de dengue, mas Vigilância ainda trabalha prevenção

Por: João Oliveira | Categoria: Saúde | 12-07-2020 11:57 | 463
Foto de Reprodução

Há pelo menos duas semanas a Vigilância em Saúde em São Sebastião do Paraíso não registra novos casos de dengue no município. De janeiro até a presente data, foram registrados 98 casos da doença. Todavia, aumentou o número de notificações, que já acumulam 299 casos prováveis (confirmados + suspeitos), mas também aumento os resultados negativos: 94.

A estabilidade nesse número de confirmações já era esperada com a chegada das baixas temperaturas, que tornam os ambientes menos propícios à proliferação do mosquito transmissor. Conforme a coordenadora da Vigilância em Saúde, Daniela Cortez, nas últimas semanas caíram muito o número de notificações, sendo muitos desses casos negativos.

“Com o frio, temos uma presença menor do mosquito nas casas e terrenos. Todavia, ainda estamos realizando os trabalhos de prevenção e os agentes de endemia estão visitando as residências, onde há segurança em fazer a vistoria por conta da pandemia. Os agentes estão tomando cuidado com a saúde e passando em diversos pontos estratégicos para fazer essa prevenção, para que no próximo ano não tenhamos muitos casos da doença”, completa.

Recentemente foi realizado o reconhecimento geográfico no município, com a coleta de informações dos imóveis com a finalidade de traçar os planos de trabalho diante da verificação dos casos que foram confirmados ao longo deste ano, principalmente na região central, que compreende uma faixa onde percebeu-se o aumento dos casos positivos e que, consequentemente, havia sido menos trabalhada no ano passado, quando houve um aumento expressivo nos casos de dengue no município.

Apesar dos poucos casos confirmados neste ano, a Vigilância orienta ainda que a população continue atenta aos seus quintais, tomando cuidados com locais que possam acumular água e servir à proliferação do mosquito transmissor,  por exemplo, calhas entupidas, vasos de plantas, água armazenada em tambores e caixas d’água.