COVID-19

Paraíso têm mais nove casos e salta para 74 confirmações de Coronavírus

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 15-07-2020 17:44 | 1655
Foto de Reprodução

Depois de dois dias estagnados na casa dos 65 casos positivos de Covid-19, São Sebastião do Paraíso registrou nesta quarta-feira,15, o dia com o maior número de confirmações de pessoas infectadas. O Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde confirmou que o município está com 74 pessoas que testaram positivo para o coronavírus. O número expressivo acontece bem no dia em que em Minas Gerais é apontado como o dia do pico da doença no estado.

Desde a segunda-feira,13, que o número de pacientes estava em 65 e se manteve assim até a divulgação do balanço da terça-feira,14. Já no dia seguinte o volume de casos positivos, nove, chega a assustar por ser o maior registrado em um só dia no município.

Com isso o município dá um salto na quantidade de pessoas infectadas. No início do mês o secretário de Saúde de Paraíso, Wandilson Aparecido Bícego, chegou a fazer uma projeção temerosa afirmando que estudos apontavam que o município poderia dobrar a quantidade de infectados que estava na casa de 50, no intervalo de um mês. Passados os primeiros 15 dias de julho, já se confirmaram praticamente a metade dos números.

Nos últimos dados apresentados relacionados ao coronavírus em São Sebastião do Paraíso são enumeradas 920 notificações de situações suspeitas. Dos 74 casos confirmados, há 53 recuperados, 17 em isolamento domiciliar, uma internação hospitalar e três óbitos. Do total de 108 casos descartados derivam-se sete óbitos e 107 situações de pessoas que apesar de apresentarem algum tipo de sintoma acabaram se recuperando.

O resumo apresenta ainda informações sobre a taxa de internação hospitalar na Santa Casa de Misericórdia. Na enfermaria, há 17 leitos ocupados o que representa 36,17% da capacidade. Já na UTI (Unidade de Tratamento Intensiva) a ocupação era de três leitos, representando 15% do total disponível. O balanço mostra ainda que 12 paraisenses estavam na enfermaria e cinco são de outras cidades, assim como os três internados na UTI que são procedentes de outras localidades.

Pico
Segundo informação da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG), um terço dos testes realizados para detectar coronavírus, feitos pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado apresentam resultado positivo para a Covid-19.

Nesta quarta-feira,15, é o dia que a Secretaria Estadual de Saúde considerou ser o pico da pandemia em Minas Gerais. Sobre o assunto, o secretário Carlos Eduardo Amaral informa que o Estado deve ter um platô no pico, ou seja, o elevado número de casos de coronavírus deve se perdurar por algum tempo. “O que vimos há alguns dias que se repete é um número de casos novos. Não é um pico daquele que você bate em cima e cai. Possivelmente você tem um platô que continua tendo número de casos elevados e esse platô vai se perdurar por algum tempo”, explicou Amaral.