SICREDI

Atitudes simples movem o mundo: Ação de voluntariado do Sicredi mobiliza empresários e comunidade no Dia de Cooperar

Por: Redação | Categoria: Economia | 17-07-2020 09:16 | 916
Equipe do Sicredi e doações arrecadadas
Equipe do Sicredi e doações arrecadadas Foto de Reprodução

Nas últimas semanas a Sicredi das Culturas RS/MG envolveu a comunidade de São Sebastião do Paraíso em prol da arrecadação de alimentos, produtos de higiene e limpeza, entre outros materiais, em ação alusiva ao movimento de cooperação e voluntariado provocado pelo Dia de Cooperar. “O Dia C colabora em conectar uma rede de pessoas que têm em comum a busca do bem coletivo e comprometimento com uma causa, verdadeiros agentes de transformação. 

A campanha propõe mostrar que atitudes simples podem sim mudar a realidade local. O objetivo é ilustrar que existem várias possibilidades de atuar em ações realizadas a várias mãos, com comprometimento, e que cabem no seu dia-a-dia”, explica a gerente da agência do Sicredi em São Sebastião do Paraíso, Patrícia Prante Machado.

Como resultado do engajamento de colaboradores da instituição financeira cooperativa, coordenador de núcleo, associados, comunidade, entidades e empresas parceiras, foram arrecadados 852,5 quilos de alimentos não perecíveis, 720 itens de produtos de higiene, 310 itens de produtos de limpeza, 601 litros de leite, além de mantas, cobertores, toalhas e jogos de cama. Nesta terça-feira, 14, a equipe da agência do Sicredi realizou a entrega do material à Chácara Pedacinho do Céu e ao Hospital Gedor Silveira.

Anualmente o Dia C, como também é conhecido o Dia de Cooperar, é celebrado no primeiro sábado do mês de julho. Na data, cooperativas do país inteiro, com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), realizam diversas ações voluntárias buscando contribuir para o desenvolvimento das comunidades. Patrícia destaca que “para nós do Sicredi todos os dias são oportunidades para cooperar. Queremos valorizar esta ação realizada a várias mãos, que traz o sentimento de grandeza e gratidão para quem doa e para quem recebe.

Conseguimos fazer uma verdadeira corrente do bem em benefício destas duas instituições, que desempenham um papel muito importante na nossa comunidade”. Nesta ação, a agência do Sicredi adotou o conceito “A Cooperação começa por mim”, estimulando neste momento de pandemia o olhar ao próximo e oportunizando, através de uma ação prática, a cooperação por meio de uma ação conjunta. 

Na ação, a Sicredi das Culturas RS/MG contou com o apoio de Dadá Supermercado, Escritório de Contabilidade Pessoni, Mondo Con-tábil, Lions Clube de São Sebastião do Paraíso, Condomínio Edifício Credireal, Edifício Washington Martoni e Condomínio Edifício Ébano. “Queremos registrar nosso agradecimento especial aos parceiros que acreditaram na ação e não mediram esforços junto de seus amigos, familiares, funcionários e colaboradores, círculo social, unidos com a comunidade e com todos aqueles que puderam contribuir de alguma forma. Neste delicado momento, sem dúvida é um ato de responsabilidade social que resgata o sentido da humanidade e que também nos fortalece como pessoas, empresas e as entidades envolvidas”, destaca Patrícia.

Com cuidados de higiene e segurança necessários, no dia 4 de julho, data de celebração do Dia de Cooperar, a ação foi divulgada no Dadá Supermercado pelos colaboradores da cooperativa, oportunidade em que explicaram o movimento para a comunidade, estimulando a participação. Nacionalmente, o Dia de Cooperar reforça o conceito “Atitudes simples movem o mundo!”. Em São Sebastião do Paraíso a arrecadação foi realizada de 1º a 12 de julho.

(Fernanda Kuhn Terra)