CORONAVIRUS

Paraíso registra 21 positivos em testagem aleatória para Covid-19

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 03-08-2020 09:26 | 1053
Foto de Ilustrativa

São Sebastião do Paraíso concluiu a testagem rápida e aleatória para detecção da Covid-19 realizada em parceria entre a Prefeitura e a ong norte americana Enveritas. O resultado final foi apresentado na sexta-feira,31, pela Secretaria Municipal de Saúde que anunciou a realização de 118 testes, onde 21 pessoas inclusive moradores da zona rural testaram positivo para o coronavírus.

O levantamento foi realizado com o objetivo de apurar dados em tempo real da infecção em julho na cidade. De acordo com Wandilson Aparecido Bícego, secretário municipal de Saúde, o resultado obtido não significa que 18% da população está contaminada. “Temos o perfil dos casos positivados em que temos sete pessoas menores de 35 aos, com na faixa etária de 35-49, seis na casa entre 50 a 65 anos e apenas três casos para quem tem idade superior a 65 aos”, comenta.

Ainda segundo o secretário existe uma parte da população que continua indo as ruas para  trabalhar. Ele destaca também que há quem não respeite o isolamento e não acredita que o vírus exista e está presente na cidade e tem feito vítimas. “Com esta testagem conseguiremos verificar os locais de transmissão, onde o vírus está em circulação, bem como a sua origem”, observa. Wandilson citou que outros detalhes da pesquisa continuam sendo estudados e possibilitará melhores conclusões e direcionamento para tomada de atitudes nas próximas semanas.

O trabalho foi feito de forma aleatória na população e conforme os responsáveis pelo inquérito epidemiológico, o objetivo da pesquisa é fornecer dados em tempo real sobre a prevalência de infectados pelo coronavírus no mês de julho de 2020 na cidade. 

A iniciativa contou ainda com a aplicação de formulário de pesquisa e realização de testes rápidos para identificação de pessoas com anticorpos do novo coro-navírus. Este é o resultado de uma parceria entre a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg), da organização sem fins lucrativos Enveritas, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems/MG), Unimed Paraíso e Passos, Via Verde Consultoria Agropecuária e Brazilian Specialty Coffeee Association (BS CA).

Além de Paraíso, os municípios que também estão aplicando os testes rápidos são Alpinópolis, Bom Jesus da Penha, Capetinga, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Doresópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Ibiraci, Itamogi, Itaú de Minas, Jacuí, Monte Santo de Minas, Nova Resende, Passos, Pimenta, Piumhi, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Roque de Minas, São Tomás de Aquino e Vargem Bonita.