CAFÉ

17º Concurso Café de Qualidade da Emater/MG entra na fase de seleção

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Agricultura | 14-09-2020 10:34 | 708
Resultado sobre os melhores cafés produzidos em Minas Gerais serão conhecidos no final do ano
Resultado sobre os melhores cafés produzidos em Minas Gerais serão conhecidos no final do ano Foto de Divulgação

A 17ª edição do Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais entrou na fase de seleção e classificação dos participantes para a próxima etapa. No último dia 8 de setembro foi encerrado o prazo para que os produtores fizessem as inscrições, conforme o regulamento. O concurso é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em conjunto com empresas e entidades parceiras.

A fase de inscrições que teve duração superior a dois meses foi encerrada em 8 de setembro, prazo em que os interessados tiveram para preencher uma ficha de inscrição e entregar as amostras concorrentes, nos escritórios locais da Emater-MG. O processo é gratuito. Participam do certame amostras de café arábica, tipo 2 para melhor, colhidas neste ano. Ainda de acordo com o regulamento, a lavoura de origem deve ser georreferenciada.

Os participantes concorrerão em duas categorias: Café Natural e Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. A expectativa da organização do concurso é que sejam inscritas mais de mil amostras. "Este concurso é diferenciado, pois a inscrição das amostras é precedida de um trabalho de assistência técnica e extensão rural muito forte. Por isso, mesmo com a pandemia, deveremos manter um alto padrão na qualidade dos cafés", afirma o coordenador estadual de Cafeicultura da Emater-MG, Bernardino Cangussú.

Os grãos passarão por análises físicas e sensoriais feitas por uma comissão julgadora. O produtor que obtiver a maior pontuação final, independentemente de categoria, será considerado campeão estadual. O coordenador lembra que, "em todas as etapas, desde a entrega de amostras até as provas, temos seguido as orientações dos órgãos de saúde no sentido de prevenção a Covid-19". Nos próximos dias deverá ser divulgado um balanço sobre a quantidade de inscritos.

O 17º Concurso de Qualidade dos Cafés é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).