CURTAS EDIÇÃO 2440

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 16-09-2020 09:52 | 900
Foto de Reprodução

Não se confirmou
Há alguns meses em Paraíso havia alguns nomes tidos como pré-candidatos. O prefeito Walker Américo postulava a reeleição. A vice prefeita Dilma de Oliveira, os vereadores, Sérgio Aparecido Gomes, Vinícius Scarano e José Luiz das Graças também foram cogitados, mas estão mesmo confirmados na disputa para a Câmara Municipal.

Transmitida
As sessões ordinárias da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso voltaram ser  transmitidas na segunda-feira e a população pode continuar acompanhando os trabalhos dos membros da casa mesmo em período eleitoral. Por este motivo, o Facebook da Câmara é reaberto por volta das 19 horas para a transmissão da TV Câmara e posteriormente fechado tão logo a sessão é encerrada.

Incomodado
O vereador Marcelo de Morais declarou que está incomodado em função de em pleno período de pandemia as cirurgias eletivas realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) terem sido paralisadas. O que o deixa indignado, conforme disse, é que se for particular o procedimento é feito normalmente. Por isso solicitou que ofícios sejam encaminhados inclusive ao Ministério Público em busca de um esclarecimento para a questão. A vereadora Cidinha Cerize esclareceu que existe uma comissão de avaliação, que analisa a gravidade de cada caso e que pode liberar a cirurgia, mesmo que ela seja feita pelo SUS dependendo da necessidade.

Recurso
Por falar, em recurso, o deputado estadual Noraldino Júnior (PSC) teria designado uma verba de R$ 60 mil destinada para a Santa Casa de Misericórdia, de São Sebastião do Paraíso. No entanto, a direção do hospital não confirma ter recebido o recurso. Já representantes da Saúde do município alegam que o parlamentar não teria feito a devida especificação ao encaminhar o recurso aos cofres municipais e sendo assim a verba teria tido outro destino. Ainda não se sabe se é possível reverter a situação e fazer com que a verba chegue onde se pretendia.

Urgência
Um pedido de urgência feito pelo prefeito Walker Américo, aos vereadores quase que acabou por fogo no que restou de Paraíso ainda sem ser queimado. Os legisladores não ficaram nada satisfeitos com a atitude do prefeito em relação ao Projeto de Lei nº 5059. A iniciativa prevê a abertura de crédito suplementar adicional para as obras de pavimentação da estrada da Guardinha. O chefe do Executivo não teve conhecimento de que o projeto já estava em pauta, sendo desnecessário o pedido de urgência. Por isso o pedido de urgência foi rejeitado. É a questão da falta de diálogo e de se perguntar como está o andamento deste ou aquele projeto. Um desgaste desnecessário.

Magoou
O deputado estadual Cássio Soares parece ter ficado sentido por não ter tido o mesmo espaço ou abertura para fazer um trabalho de divulgação junto a Prefeitura de Paraíso, para a verba que o parlamentar obteve para o asfaltamento da estrada da Guardinha. O vereador Sérgio Gomes, é o portador da insatisfação do parlamentar e que se manifestou na reunião dos vereadores na sessão desta semana.

Cobrança
E novamente o presidente da Câmara Lisandro Monteiro voltou a cobrar o deputado federal Emidinho Madeira para que designasse uma verba parlamentar para a pavimentação da estrada em andamento. De acordo com o vereador seria uma das formas de retribuir os 4.800 votos recebidos na eleição de dois anos atrás. Apoiadores de Emidinho se disseram decepcionados, com a resposta dele já que esperava-se muito mais do “joinha”. E numa dessas comenta-se que Melles tem feito falta como deputado.

Tartaruga
No início da semana o prefeito Walkinho fez postagem falando que reuniu-se com representantes da empresa responsável pelas obras de pavimentação na estrada da Guardinha, e teria solicitado agilidade. O início dos trabalhos ocorreu em fevereiro e até agora foram feitos pouco mais de três quilômetros de pavimentação de um total de 12 mil metros de extensão. Considerando que restam apenas três meses e meio para o fim do mandato, será preciso acelerar bem os trabalhos caso haja intenção de entregar as obras em até 31 de dezembro. Sem contar que com a seca prolongada e os muitos incêndios, o que se tem pedido a Deus, é chuva em abundância.

Projeto
A vereadora Maria Aparecida Cerize Ramos é autora da indicação que pede a construção de passeio na travessia da Avenida Zezé Amaral, cruzamento com o projeto Somma. A obra de canalização foi realizada pelo pai dela quando prefeito na gestão 1997/2000. Com o crescimento da cidade é preciso dar continuidade nas avenidas transversais naquela região, o que vai exigir visão empreendedora do futuro prefeito. Um projeto bem elaborado contempla o meio ambiente, o saneamento básico, a mobilidade urbana, a saúde, a habitação e o desenvolvimento da cidade em uma dimensão ainda não imaginada.

Selo
A Câmara de Paraíso já está deliberando sobre projeto de lei de autoria do Executivo Municipal que cria o selo “Paraíso dos Cafés Finos”. A iniciativa visa contemplar os cafés que forem vencedores nas respectivas categorias da segunda edição do concurso que pretende eleger os melhores cafés do município. O trabalho neste sentido já vem sendo realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro) em conjunto com cooperativas, empresas, exportadoras e outras instituições ligadas ao setor cafeeiro do município. Se repetir o sucesso alcançado ano passado já será um grande passo o fortalecimento do setor.