ELEIÇÕES 2020

‘Sistema’ permite consulta ao perfil dos candidatos e planos de governo

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Política | 16-09-2020 02:02 | 343
Foto de Reprodução

O Divulga CandContas é o Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais, dos candidatos que vão disputar as eleições municipais oficial da Justiça Eleitoral. Ele é o responsável pela divulgação das candidaturas, com o perfil dos candidatos, com informações diversas sobre o partido, coligações e das prestações de contas. Também através deste programa que já está disponível na internet é possível acompanhar detalhes sobre o Plano de Governo registrado e que irá nortear as ações do futuro administrador municipal a partir de janeiro de 2021.

Através do Divulga Cand Contas, é possível consultar o quantitativo de candidaturas e verificar a situação de cada candidato, assim como seus dados biográficos, conforme informado à Justiça Eleitoral. Além disso, ele disponibiliza as informações das prestações de contas (parcial e/ou final), com a discriminação dos gastos realizados e dos recursos financeiros e/ou estimáveis em dinheiro arrecadados para financiamento da campanha eleitoral, detalhando doadores e fornecedores declarados por candidatos e por partidos políticos. Desta forma, o sistema disponibiliza, a partir do envio dos relatórios financeiros, informações sobre o financiamento das campanhas.

O Divulga CandContas é disponibilizado na internet para todos os cidadãos. Para acessá-lo, não há necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário. Para obter informações técnicas adicionais, basta clicar no ícone Informações, localizado no rodapé do sistema. Por meio dessa transparência, a sociedade pode exercer o controle sobre os recursos arrecadados e os gastos realizados.

No ar desde 1º de setembro, foi quando a Justiça Eleitoral recebeu os primeiros pedidos de registro de candidatura às Eleições 2020. As informações sobre esses pedidos de registro já podem ser acessadas no Divulga CandContas - Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais, na página Eleições 2020. Todas as candidaturas para as eleições municipais deste ano estarão disponíveis para consulta na plataforma assim que os pedidos de registro forem enviados à Justiça Eleitoral pelos partidos políticos. Até o fechamento da matéria às 17h30 de terça-feira,15, já havia sido registradas em Minas Gerais 104 candidatos a prefeito e vice-prefeito, além de 1.484 concorrentes à vereador. A página é atualizada diariamente.

Desde a segunda-feira,14, o sistema já apresenta informações sobre candidatos de São Sebastião do Paraíso que disputarão as eleições deste ano. A primeira candidatura a prefeito registrada é a de Marcelo de Morais (Prefeito) e Daniel Tales (Vice-prefeito), ambos do PSC, da “Coligação Transparência e Eficiência – Paraíso vai funcionar”. O grupo tem ainda partidos como o Republicanos, Solidariedade, PP e Patriotas. A chapa que concorre para vereador tem 58 nomes sendo 16 mulheres. Todos os nomes foram recebidos pela Justiça Eleitoral já com os nomes e os respectivos números que utilizarão em campanha  e aguardam julgamentos para confirmarem se estão aptos ou não. 

O Plano Básico de Administração e Governo apresentado trás na apresentação a maneira como a coligação pretende atuar com defesa para a geração de emprego e renda, reorganização da saúde e avanço na educação. O programa tem conteúdo amplo que aborda questões como zona rural, mulheres, proteção aos animais, esporte, lazer e cultura, segurança e transportes, planejamento urbano e meio ambiente, obras serviços e gestão pública. A expectativa é que “com muito trabalho, comprometimento e participação da população, podemos em um espaço curto de tempo ter a certeza de que valeu a pena você confiar em nossas propostas”, descrevem os candidatos. 

As informações sobre esses pedidos de registro já podem ser acessadas no DivulgaCand-Contas - Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais, na página Eleições 2020. Todas as candidaturas para as eleições municipais deste ano estarão disponíveis para consulta na plataforma assim que os pedidos de registro forem enviados à Justiça Eleitoral pelos partidos políticos.

Na página de cada candidato, é possível verificar os dados pessoais, partido ou coligação pelo qual ele concorre, número que ele utilizará na campanha e na urna, proposta de governo (no caso dos candidatos a prefeito), número do processo de registro de candidatura no PJE, lista de bens declarados e informações sobre os recursos arrecadados e despesas realizadas na campanha. À medida que os processos de registro forem julgados pelos juízes eleitorais, o sistema mostrará se o pedido foi deferido ou indeferido.