ENFERMEIROS

Vereadores se reúnem com deputado Cássio Soares para levar demanda de enfermeiros

Por: João Oliveira | Categoria: Política | 26-09-2020 10:41 | 317
Foto de Divulgação

Os vereadores Lisandro José Monteiro e Vinício José Scarano estiveram em Passos em reunião com deputado estadual Cássio Soares, para pedir apoio à demanda de enfermeiros que lutam para terem regulamento por lei um piso estadual da categoria. Nessa semana, uma técnica em enfermagem ocupou a tribuna livre da Câmara Municipal e pediu que moção de apoio fosse enviada ao Governo do Estado de Minas Gerais, a fim de sensibilizar o governador na criação de uma lei que regulamente este piso salarial.

"Eu, enquanto presidente da Casa Legislativa, e o vereador Vinício, vice-presidente, demos nossa palavra que apoiaríamos a causa. Enviamos um ofício para cada deputado, alertando para a questão e pedindo apoio aos enfermeiros. Nesta sexta, o deputado Cássio Soares nos atendeu em seu escritório em Passos, e se comprometeu a levar a questão ao conhecimento do governador Zema", ressaltou.

Conforme ofício assinado pelo presidente e vice da Câmara, "a Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, em apoio aos profissionais da enfermagem que participaram da Tribuna Livre na sessão ordinária realizada no dia 21, apresenta esta moção de protesto em função da necessária ação por parte do Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, em apresentar projeto de lei criando o piso salarial da enfermagem no estado de Minas Gerais".

Os vereadores apontaram que a enfermagem não possui salário nacional (piso), "o que representa um verdadeiro descaso com uma das profissões mais importantes para a saúde da população brasileira. Em razão disso, o Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG) liderou um movimento de requerimento junto ao governador do Estado, para apresentação de projeto com instituição do piso salarial da enfermagem".

Destacou ainda que, conforme dispõe a Lei Complementar n° 103/2000, os governadores de estado estão autorizados a apresentar projeto de lei criando o piso salarial regional por categoria, quando inexistente o piso nacional. Trata-se de reconhecimento necessário a esta categoria profissional e de fundamental importância, principalmente no atual momento de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

"Os profissionais de enfermagem cuidam do bem-estar do paciente durante internamento no hospital e de tudo mais o que o enfermo necessitar. Andam nos corredores por horas, visitando quartos, registrando dados e administrando medicamentos. Eles também fazem longos plantões, certificando que os pacientes estejam confortáveis e recebendo os devidos cuidados. O profissional da enfermagem enfrenta um sistema injusto, escalas de trabalho pesadas, salários e dificuldades em exercer a profissão, além de dar uma boa assistência aos pacientes. Por isso, nada mais justo que reconhecer estes profissionais que escolheram como carreira cuidar da população", acrescentou.

Lisandro Monteiro destacou que a Casa Legislativa se posiciona a favor desses profissionais, e assim, solicita ao governo para que se empenhe para que o piso salarial desses profissionais seja priorizado.