VACINAÇÃO

Campanha de Vacinação contra Poliomielite começa na segunda

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 02-10-2020 20:18 | 689
Além da imunização contra a pólio campanha também prevê atualização de outras vacinas
Além da imunização contra a pólio campanha também prevê atualização de outras vacinas Foto de Divulgação

Segunda-feira (5/10), será iniciada, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. As doses estarão disponíveis nas salas de vacina de São Sebastião do Paraíso e a população deve procurar o serviço mesmo com a pandemia de Covid-19, pois trata-se de uma vacina de extrema importância para manter as crianças imunes à doença. Na mesma data começa a Campanha Nacional de Multiva-cinação para atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes até 15 anos de idade. O encerramento será no dia 30 deste mês.

O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são as crianças menores de 5 anos de idade, com estratégias diferenciadas para as crianças menores de um ano e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos de idade. Todas as crianças menores de 5 anos deverão comparecer às salas de vacinas para receber uma dose da vacina contra poliomielite. Diferente de outras vacinas, a da poliomielite é administrada uma gota do medicamento ao invés da aplicação por injeção.

A depender do esquema vacinal registrado na caderneta, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose de reforço ou dose extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina.  A meta é imunizar 95% desse público.

Na multivacinação, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. O objetivo é analisar se o esquema de vacinação desse grupo está completo e, para aqueles que estiverem faltando alguma vacina, serão aplicadas as doses necessárias. Durante a campanha serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.

Em Paraíso, todas as salas de vacinação estarão abertas durante a campanha, mas é necessário fazer o agendamento da vacinação pelos telefones (35) 3531-1080 ou 988 68-7981. Serão disponibilizadas às crianças as vacinas contra BCG, Hepatite B, Poliomielite 1, 2, 3 (VIP – Inativada), Poliomielite 1 e 3 (VOP – atenuada), Rotavírus humano G1P1 (VRH), DTP +Hib+HB (Penta), Pneumocócica 10 valente (Pncc 10),  Meningocócica C (conjugada), e  Febre Amarela (Atenuada). Também será ofertada imunização contra Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR),  Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV), Hepatite A (HA), Difteria, Tétano, Pertussis (DTP), Difteria, Tétano (dT), Papilomavírus humano (HPV) e Varicela.

Para os adolescentes estarão disponíveis doses contra Hepatite B (HB recombinante), Difteria, Tétano (dT), Febre amarela (Atenuada), Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR), Papilomavírus humano (HPV), Meningocócica ACWY (conjugada) e  Meningo C.