EXPOCOM

Trabalho sobre depressão é finalista no Expocom Sudeste

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 05-10-2020 09:12 | 320
Igor Savenhago, Fernanda Melo, José Augusto Reis
Igor Savenhago, Fernanda Melo, José Augusto Reis Foto de Divulgação

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) "UMU: jogo da mente", desenvolvido por estudantes de Jornalismo da Universidade de Franca (Unifran) e inscrito na 43ª edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 20 20), é um dos finalistas da etapa regional Sudeste. A jornalista paraisense Fernanda Melo, que integra o grupo, composto, também, por Gustavo Rodrigues, Wemersom Silva e Geovana Andrade, comemora o resultado preliminar, considerado "uma grande conquista, uma satisfação imensurável". Os campeões regionais, que serão conhecidos no dia 16 de outubro, disputarão a final nacional, marcada para dezembro.   

Ao relatar toda a trajetória desde a infância, quando já se desempenhava como contadora de histórias em família, depois com atuações destacadas nas apresentações na escola, Fernanda diz que sempre teve afinidade para as artes. Apresentar, desfilar, narrar fatos eram algumas de suas marcas registradas. Recontar histórias descritas por seus avós Maria Sebastiana e José Elias, na escola onde estudava, para os colegas de sala, reforçava esta tendência. Todas as passagens foram conduzindo a um destino, um curso e uma profissão.

Segundo Fernanda, todos estes detalhes influenciaram na escolha do Jornalismo. A definição se tornou mais evidente com as aulas de Comunicação Aplicada, do sexto horário, e os ensinamentos inesquecíveis da professora Cláudia Helena Zanin. "Entrei para a Faculdade de Comunicação, no Curso de Jornalismo, onde me formei e continuo trabalhando". Foi durante a realização do Projeto Experimental, em 2018, que surgiu o plano que culminaria num vídeo-documentário sobre depressão na mulher e o press-kit "UMU: jogo da mente".

A aprovação do trabalho pela banca examinadora abriu portas para que o projeto desenvolvido pelos alunos da assessoria Lumus Comunicação, entre eles Fernanda Melo, fosse inscrito em um desafio ainda maior. "Conseguimos fazer a inscrição do nosso material e surgiu a grande expectativa. Felizmente, tivemos a ótima notícia de que fomos classificados para a fase final com o nosso jogo. O vídeo-documentário não foi selecionado, mas fica a sensação de dever cumprido", diz.

O projeto do presskit, em formato de jogo de tabuleiro, está classificado na modalidade Comunicação e Inovação, uma das mais disputadas do Expocom, concurso de produtos universitários do Intercom. "Estamos centrados nesta nova etapa. Fizemos o vídeo que será apresentado, já que, neste ano, devido à pandemia, será tudo virtual. Estamos na expectativa de obtermos mais um excelente resultado e podermos alçar voos maiores", completa.

Umu, o jogo
UMU é um jogo de tabuleiro para ser praticado sozinho, para que a pessoa possa ter pistas se está ou não com depressão. Claro que ele não substitui o diagnóstico médico. Visa, apenas, alertar para a necessidade de buscar ajuda profissional. O jogador precisa responder a perguntas impressas em cinco cartas. Para cada resposta, anda de uma a três casas e, dependendo onde parar, lê outra carta, que aponta a condição da saúde mental: leve, moderada ou grave.

A opção por um produto em tabuleiro, não digital, levou em conta que muitos dos que enfrentam algum transtorno mental preferem não ter acesso frequente à internet.

O Intercom
Com o tema "Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?", a 43º edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação será realizada, como em todos os anos, em duas etapas: uma regional e outra nacional. A diferença para os congressos anteriores é que as palestras serão online.

Os trabalhos classificados ao Expocom concorrem, dentro de cada modalidade, com outros quatro. Os melhores se classificam para a final nacional, na qual disputarão com os vencedores das outras quatro regiões do país - Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul.

O professor Igor Savenhago, dos Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unifran, um dos orientadores do grupo de Fernanda junto com outro docente, José Augusto Reis, explica que o Intercom é o maior congresso de comunicação do Brasil. "Ele consiste em apresentar o que há de mais recente que está sendo discutido na pesquisa acadêmica sobre diversas áreas da comunicação. Entre elas, Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas, Cinema e Audiovisual, Produção.

UMU - O  Jogo da Mente, é parte do trabalho classificado na Intercom Regional