GILBERTO AMARAL

Mulheres adotaram mais...

Por: Gilberto Amaral | Categoria: Brasil | 07-10-2020 13:46 | 200
Carlos Melles
Carlos Melles Foto de Reprodução

TEMPOS DE SEMEADURA
A vida passa em ciclos, como a natureza transita pelas estações. Há uma estação para cada etapa. Uma para a semeadura, outra para a germinação e finalmente a colheita. Mas tudo começa com uma semente.

Uma boa semente quando bem cuidada dará uma excelente safra. Nos ciclos da nossa vida, muitas vezes queremos colher o que não plantamos, ou colher algo bom de uma semente não tão boa. Estamos em tempos de plantio, tempos de arar a terra.

Que possamos escolher a melhor semente para nos dias que virão termos uma boa lavoura a ser colhida. Busque a semente de Deus, pois o céu tem compromisso com quem semeia certo.
Mensagem do Pastor Ricardo Espindola

Mulheres adotaram mais...
A crise econômica provocada pelo coronavírus atingiu de forma praticamente indistinta, homens e mulheres que empreendem no Brasil. Entretanto, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae e Fundação Getúlio Vargas, as mulheres empreendedoras demonstraram maior agilidade e competência ao implementar inovações em seus negócios.

...inovações em suas empresas...
De acordo com o levantamento, a maioria delas (71%), faz uso das redes sociais, aplicativos ou internet para vender seus produtos. Já o percentual de homens que utilizam essas ferramentas é bem menor: 63%. Essa vantagem do público feminino diante dos empresários também foi verificada no uso do delivery e nas mudanças desenvolvidas em produtos e serviços.

...durante a pandemia
Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles (foto), esse fenômeno pode ser explicado, em grande parte, graças ao nível de escolaridade dessas empreendedoras. “As mulheres são mais escolarizadas do que os homens: 63% delas têm nível superior incompleto ou mais, contra 55% dos homens com esses mesmos níveis de escolaridade”, comenta. Outra possível explicação pode estar, segundo Melles, no fato do percentual de mulheres jovens empreendendo ser maior do que o de homens (24% delas têm até 35 anos contra 18% deles).

Retração
Fortemente afetadas pela pandemia, as vendas referentes ao Dia das Crianças de 2020 deverão registrar queda de 4,8%, em relação a 2019. Contudo, a retração, a primeira nos últimos quatro anos, não será a pior da história. Em 2016, quando o país também passava por uma recessão, o recuo chegou a 8,1%. A data, a terceira mais importante do calendário do varejo nacional, atrás de Natal e Dia das Mães, deve movimentar R$ 6,2 bilhões neste ano.

Arte da fotografia
Com 20 anos de carreira no fotojornalismo, o talentoso e requisitado fotógrafo Celso Junior, inaugura moderna galeria de arte, nesta quarta-feira, no Complexo Brasil 21. Logo na estreia, o galerista apresenta uma bela exposição com fotos 14 obras escolhidas a dedo, em homenagem a capital do país.

Nome certo
O presidente Jair Bolsonaro foi muito feliz na escolha do nome de Kassio Nunes Marques para vaga de ministro do STF. No plano pessoal, o desembargador piauense prima pela seriedade, altruísmo e espírito religioso. Magistrado de comprovada competência, e reconhecida eficiência. A sabatina no Senado demonstrará a solidez de seus conhecimentos de Direito e a nossa Suprema Corte contará com mais um membro de notável saber jurídico. Essa também é a opinião do ex-governador do Piauí, Hugo Napoleão, sobre a indicação de seu conterrâneo para integrar o Supremo.

Reforma Tributária I
Já noticiei nesta coluna, repetidas vezes, minha opinião sobre a tão comentada Reforma Tributária, considerando imprópria qualquer iniciativa voltada a alterar todo um ordenamento jurídico vigente a título de fazer-se uma “reforma”. Mudanças substanciais na Constituição Federal são delicadas e envolvem longo e maduro processo de diálogos e consensos.

Reforma Tributária II
Não podem, e nem devem, representar atitudes estanques desse ou daquele governo, sob pena de “a emenda sair pior que o soneto”. Porém, em um país em que a cautela e o bom senso dos grisalhos de nada parece valer, Governo e Parlamento seguem apostando na tal Reforma do Sistema Tributário Nacional.

Reforma Tributária III
A conferir, o relatório que o deputado Aguinaldo Ribeiro apresentará muito em breve no âmbito da Comissão Mista presidida pelo senador Roberto Rocha. O desfecho dessa ópera só assistiremos ao final dos resultados das urnas nos pleitos municipais, evidentemente.

Bela recordação

Jogavam por amor ao futebol e seus respectivos clubes...
Equipe esperando trem em Poços de Caldas, antes da Copa do Mundo de 1958. Da esquerda para a direita: Nilton Santos, Dino Sani, Gilmar, Bellini, Garrincha, Moacir, Dida, Joel, Mazzola, Zagalo e Pelé. Difícil imaginar “as estrelas” de hoje numa situação como essa. Bons tempos!

Consignado
Quando começou a proliferar a pandemia do novo coronavírus, em meio a situação de perigo com mortes de milhares de brasileiros e o vírus se alastrando por todo mundo, o Palácio do Planalto se abateu com a catástrofe e uma série de medidas e ajudas foram feitas e cumpridas. Só uma foi esquecida: diminuir os juros dos empréstimos consignados dos funcionários públicos. Ainda há tempo.

Sagrado Mar
Abriu as portas na QI 17 do Lago Sul, em Brasília, o Sagrado Mar, um encontro de sabores autênticos e excêntricos do oceano com o fogo, sob a batuta do trio de empresários, Antonio e Ivone Carvalho, e o premiado chef Marco Espinoza, criador do menu e da proposta da casa, que é unir frutos do mar com o calor da brasa.

Eleições no Iate
Dia 10 de outubro está chegando e com ele a eleição do Iate. O clube mais tradicional de Brasília, que proporciona o que há de melhor nos segmentos esportivo, social e cultural para os seus associados, poderá ficar melhor ainda sob o comando do tarimbado trio da Chapa 11 - Unir pra ser feliz: os engenheiros Flávio Pimentel e Maurílio Santinello, e a professora Cecília Moço, respectivamente, candidatos a Comodoro, 1º e 2ª vice-comodoros.

Janelas no Parque
A CASACOR Brasília reuniu destacados arquitetos e designers de interiores para, através de um exercício criativo, refletirem e idealizarem a casa pós-pandemia. O novo morar na visão de 28 profissionais foi materializado em 13 vitrines que integram o projeto Janelas CASACOR, exposição gratuita de mobiliário urbano que acontece até o dia 2, próximo ao estacionamento 10 do Parque da Cidade.

Vinícolas viraram fumaça
Na Califórnia, hotéis, restaurantes e os famosos vinhedos da Napa Valley foram vítimas de incêndios. Diversas vinícolas foram destruíram como o Château Boswell na cidade de St. Helena, que festejaria 40 anos em 2020, a Newton Vineyard, que faz parte do grupo LVMH e o Calistoga Ranch, assim como o restaurante estrelado St. Helena’s em Meadowood. Mais de 8.100 incêndios foram contabilizados desde o início da temporada, atingindo 1,5 milhão de hectares no total. A Califórnia é o quarto maior vinhedo do mundo em superfície com 216.000 hectares. O consenso científico afirma que a escalada desses incêndios está ligada às mudanças climáticas que agravam a seca crônica contribuindo para condições extremas. As chamas devem durar até novembro, quando as chuvas chegam na região.

Château Montrose
O Grand Cru Classé desde 1855 de Saint-Estèphe comemora 200 anos com o “Coffret Bicentenário”. Além de uma garrafa das safras 2014, 2015 e 2016, o coffret parece uma caixinha de surpresas com garrafa de 2 litros especialmente concebida para esta data, livretos e cartas sobre a história do Château. Existem apenas 200 coffrets, todos numerados, e eles serão vendidos na propriedade apenas para os clientes VIP e colecionadores. Quem não está na lista de felizardos terá que dar um lance no leilão organizado pela maison Hart Davis Hart Wine (até 23 de outubro). Quem levar o coffret para casa ganhará uma noite única na propriedade, com visita e jantar para 4 pessoas, acompanhada de uma degustação vertical histórica das 20 safras do domaine. Da mais antiga, 1893 à mais recente, 2015, esta degustação emblemática traçará esses 200 anos de história. Para os curiosos, o coffret está exposto no Château Montrose.

Cozinha, imprensa, sexo e morte
Há semanas, no pequeno círculo gastronômico parisiense, surgiu um “boato” sobre assédio sexual na cozinha envolvendo o chef Taku Sekine. Considerado uma estrela em ascensão com vários prêmios, proprietário de dois restaurantes na capital francesa (Dersou e Cheval d’Or), o chef colocou fim aos seus dias na última segunda. O site Atabula, que ligou o nome de Sekine às acusações de estupro, foi criticado pelo fato de não haver queixa na polícia contra o chef, nem ter ouvido o suposto acusado antes da publicação da matéria. Em um comunicado, a família do chef nippo-francês evoca um “grave desregramento coletivo”. Fica o questionamento sobre os princípios fundamentais que enquadram o trabalho da imprensa.

Outubro rosa
Angelina, famoso café parisiense, criou Rosalie, uma pâtisserie para apoiar a luta contra o câncer de mama. Esta criação única combina o crocante da amêndoa e a cremosidade do avelã, com notas de caramelo e um coração praliné cheio de doçura. Para cada Rosalie vendida, de 1º ao 31 de outubro, € 1 será doado a Gustave Roussy, primeiro centro de luta contra o câncer da Europa, que busca oferecer às mulheres melhores possibilidades de cura.

Pastor Ricardo Espindola
Seleção de 58