CURTAS EDIÇÃO 2451

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 24-10-2020 06:02 | 235
Foto de Reprodução

Belo trabalho
Semanalmente aeronaves tem pousado no Aeroporto Joaquim Montans Jr., em São Sebastião do Paraíso, trazendo pacientes para atendimento na Santa Casa de Misericórdia. Via de regra para o Hospital do Coração, e para a UTI Neonatal. Nesta sexta-feira (23/10) um helicóptero do BOA – Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros trouxe um paciente de 61 anos, vindo de Patos de Minas. Atendimento pelo SUS, diga-se de passagem, tratamento de primeiro mundo. 

Cumprimentou Pelé
A ex-prefeita de Paraíso, Marilda Melles, pelo Instagram cumprimentou Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, pelo aniversário de 80 anos, no dia 23. Logo abaixo de uma foto onde Marilda está junto do esposo Carlos Melles, então ministro do Esporte, com dois filhos, e com Pelé, a ex-prefeita desejou saúde ao Rei do Futebol. “Gratidão e orgulho dos brasileiros, o planeta te reverencia. Você com o seu talento conseguiu o impossível, se imortalizar. Que honra para nós mineiros, você ter nascido em Minas Gerais”, disse.

Risco de epidemia
Não bastasse a atual pandemia que estamos vivenciando, Paraíso corre o risco de sofrer uma nova, de dengue. Isso porque com os trabalhos prejudicados pelos protocolos do Ministério da Saúde no combate à Covid-19, as ações que eram feitas de casa a casa foram reduzidas e, diante disto, tendo em vista a situação climática, pode haver um aumento explosivo nos casos da dengue em Paraíso. A única forma de isto ser evitado é com o apoio da população, a quem a Vigilância em Saúde pede ajuda para evitar a situação. A ordem é: não deixar água parada.

Preocupação
Comparativamente os números estão baixos em relação a 2019, no entanto em São Sebastião do Paraíso foram registrados casos considerados graves de dengue. Neste ano já foram registrados 343 prováveis casos, sendo 103 positivos, 112 negativos e 17 descartados. Nas últimas três semanas foram 13 novos casos suspeitos. A preocupação é manter o controle. É um olho na Covid 19 e outro no combate aos focos de mosquitos transmissores da dengue.

Em análise
O Tribunal Regional Eleitoral segue a todo vapor no processo de análise de candidaturas de prefeitos, vices e vereadores que compreende sua zona eleitoral. Na 260ª de Paraíso que também compreende os municípios de Jacuí, Itamogi e São Tomás de Aquino,  são cerca de 400 processos em andamento, dos quais, em Paraíso, apenas 12 registros para vereador foram deferidos e 154 aguardam julgamento. Para prefeito, nenhum pedido ainda foi deferido. Consulta feita na tarde de sexta (23/10).

Impugnação
Segundo informações obtidas pela reportagem do Jornal do Sudoeste, dois pedidos de impugnação de candidatura foram impetrados no Tribunal Regional Eleitoral.  Do ex-prefeito Rêmolo Aloise e seu vice, Daniel Mendonça. Há também um pedido de impugnação da candidatura do ex-presidente da Câmara Municipal, Jerônimo Aparecido da Silva, que tenta sua reeleição ao cargo do vereador. Este último as razões são desconhecidas. Os pedidos de impugnações foram do Ministério Público Eleitoral.

Vago?
E o pedido de licença do prefeito Walker Américo pelo andar da carruagem ainda pode ter desdobramos. Em decreto ele comunicou que por motivos pessoais, ia se afastar do cargo no período de 15 a 25, ou seja, até neste domingo. A vice-prefeita Dilma renunciou, conforme disse para não ser motivo de impedimento à sua candidatura a vereadora, em novembro. Com isso o município ficou sem chefe do Executivo. Há quem entenda que automaticamente o presidente Lisandro Monteiro, caso não renunciasse à presidência da Câmara, como não renunciou, teria que assumir a Prefeitura.

Queda de braços
Certamente, esse não é o ponto de vista da assessoria jurídica de Lisandro. Lado outro, ao que consta a Câmara teria oficializado ao Ministério Público que a ausência do chefe do Executivo municipal tem ocasionado problemas pela falta de despachos de atos administrativos. Cita-se, por exemplo, o repasse de duodécimos para o Legislativo. A história ainda vai dar muito pano para as mangas...