MONDO CONTÁBIL

MONDO CONTÁBIL há 20 anos no caminho do sucesso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 24-10-2020 05:59 | 253
Os diretores Romolo Bicego e Pedro Sergio de Lima
Os diretores Romolo Bicego e Pedro Sergio de Lima Foto de Divulgação

Com a missão de apresentar informações ágeis e confiáveis nas áreas contábil e administrativa, proporcionando evolução e prosperidade a seus clientes, surgia em São Sebastião do Paraíso, na virada dos anos 2.000 a Mondo Contábil. Tendo como sócios os empresários Romolo Bícego e Pedro Sérgio de Lima a empresa está completando 20 anos de vida e atuação em seu segmento, tendo se consolidado na eficiente prestação de serviços e na busca constante de novas tecnologias para o melhor atendimento de seus amigos e clientes.

Desde a sua criação a Mondo Contábil tem como visão e busca como objetivo ser uma empresa de excelência, reconhecida na prestação de serviços contábeis. Por isto, entre os valores que cultua estão aspectos como credibilidade, inovação, eficiência, lealdade e sensibilidade social. Sua matriz se localiza à Rua João Francisco Grilo, 155, no Jardim Mediterranèe e tem filial em Itamogi.

Atuar no campo da Contabilidade não é simplesmente reunir papéis, fazer balanços contábeis e administrar patrimônios. Para Romolo Bícego que é formado em Administração e também em Ciências Contábeis, a definição vai muito além, principalmente, numa empresa como a Mondo Contábil onde os conceitos passam pelos caminhos da excelência e a busca de resultados efetivos tem outros parâmetros. A Contabilidade é um sistema de informação e avaliação que registra os eventos que alteram o patrimônio de uma entidade, destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza patrimonial, econômica e financeira.

Por isso, sabedor de que a Contabilidade possui metodologia especialmente concebida para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar situações que alteram o patrimônio de entidades, ele criou uma equipe de colaboradores que trabalham na mesma sintonia de pensamento. Nos tempos modernos este setor há muito, já deixou de ser uma ferramenta para apenas atender às exigências do fisco, constituindo-se de uma ferramenta indispensável na tomada de decisões pelos seus usuários diversos. Desta forma a Contabilidade é considerada uma ciência social que tem por finalidade registrar, controlar e interpretar os eventos que alteram o patrimônio de uma entidade, com o objetivo de fornecer informações seguras e precisas aos seus usuários.

Junto na sociedade está o advogado Pedro Sérgio de Lima que tem participação importante nas ações da empresa e na atuação de seus colaboradores. Se a Contabilidade tem por finalidade fornecer informações aos seus usuários, por meio do registro, controle, interpretação dos eventos, as informações permitem a realização do controle e do planejamento. O controle é o processo pelo qual a administração verifica se as diretrizes definidas estão sendo seguidas. O planejamento é o processo pelo qual a alta administração e os sócios da entidade decidem quais ações serão tomadas para o futuro, considerando um segmento ou toda a empresa.

Mesmo em tempos de incertezas como agora, o profissional de Contabilidade tem formação e capacidade para minimizar os impactos negativos que muitas empresas estão passando. As questões financeiras, tributárias e fiscais ditam a saúde da organização. Por meio da consultoria de contabilidade, o profissional pode elaborar planos de ações e melhorar alguns processos dentro das organizações, com base em informações fornecidas pela própria companhia. Além disso, o contador deve entender muito do mercado de seu cliente. Somente assim será possível indicar os pontos fortes e fracos durante a crise e propor ações pertinentes, como cortes de gastos ou, até mesmo, investimentos.

O foco da contabilidade antiga está nas obrigações acessórias para o governo, e é assim que a maioria das empresas contábeis consome seu tempo. O contador do futuro, com a produtividade gerada pela automação dos processos internos da contabilidade, terá mais tempo, não apenas para olhar o cliente e se relacionar com os empresários para entender o que eles estão sentindo, mas para focar nele e aplicar de fato a ciência contábil e se tornar o médico das empresas. Neste sentido a Contabilidade Consultiva ajuda a traçar planos para a empresa atingir seus objetivos futuros.

Com a velocidade no processamento de dados na geração de análises e insights, o contador do futuro ganha poder de escala.

Os contadores estão evoluindo. A contabilidade está evoluindo. Analisando as características de cada um, hoje, percebe-se facilmente que o futuro está mais próximo do que você pode imaginar.