REVITALIZAÇÃO

Unidos pelo meio ambiente

Por: Redação | Categoria: Agricultura | 23-11-2020 09:56 | 1103
Foto de Divulgação

Mobilizados pela arquiteta, urbanista e paisagista Érika Moreira Coelho, moradores dos bairros Jardim Morada do Sol e Jardim Cidade Nova plantaram 40 mudas de árvores na área verde que divide os bairros no dia 12 de novembro.

“Entrei em contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMAM, e com a Secretaria de Obras e, a partir do levantamento de dados sobre o local, desenvolvi os projetos urbanístico e paisagístico a serem ali implantados”, relata a arquiteta. 

“O apoio da SEMAM foi fundamental para a execução do projeto paisagístico. Além de doar as mudas e transportá-las até o local, seus funcionários foram responsáveis pela limpeza do local e abertura das covas para o plantio.” continua a urbanista. “Contamos ainda com a ajuda dos amigos Márcia e Adilson Paula que fizeram instalação dos gradis voluntariamente.”

Há aproximadamente 10 anos, também por iniciativa da Érika, já haviam sido plantadas 45 mudas de árvores naquele local, contando com a participação da vizinhança, das alunas do grupo de Lian Gong e de alguns amigos. Mas apenas 15 das árvores sobreviveram às queimadas, ao lixo e ao entulho ali depositados irregularmente.

Foram retirados mais de dez caminhões de entulho e lixo do local. É importante salientar que é proibido o descarte de lixo e entulho em áreas verdes e lotes vagos, bem como a realização de queimadas nestes locais. Estes atos ilegais podem ser enquadrados como crime ambiental, podendo resultar em multa e reclusão de até quatro anos.

Vale lembrar que o lixo orgânico e o reciclável, corretamente acondicionados e colocados na frente dos imóveis, são recolhidos regularmente e gratuitamente. Os resíduos de construção civil (entulhos) e materiais volumosos devem ser destinados ao Depósito de Resíduos de Construção Civil, localizado

na Rua José Honório dos Santos, nº 165 - Alto Bela Vista - Telefone (35) 3558-5972. E os resíduos de podas devem ser destinados ao Parque Municipal Águas da Serrinha, localizado na Rodovia BR 265 (saída para Ribeirão Preto).

Além de gerenciar os resíduos, a SEMAM tem ainda os Programas Adote uma Praça e Plante uma Árvore, que visam estimular iniciativas, como a da paisagista Érika Moreira Coelho, em prol do meio ambiente.

“Tenho realizado projetos paisagísticos e urbanísticos de grande porte, como o de revitalização do Parque das Águas – Lagoinha, e o Anteprojeto da Malha Cicloviária, sempre visando à conservação do meio ambiente, sustentabilidade e melhoria da área urbana. E estou sempre à disposição para desenvolver projetos paisagísticos e urbanísticos que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida na nossa São Sebastião do Paraíso” conclui a arquiteta, urbanista e paisagista Érika Moreira Coelho.