CICLOFAIXA

Petição online pede ciclofaixa para práticas de esporte no Jardim Mediterranèe

Por: João Oliveira | Categoria: Justiça | 02-12-2020 10:33 | 580
Foto de Reprodução

Uma petição online postada em redes sociais por Caio José Antônio Barbosa Vieira e teve expressivo número de compartilhamentos, chegou ao conhecimento da vereadora Cidinha Cerize. Motivou que ela fizesse indicação à Prefeitura para estudo de viabilidade da implantação de uma faixa para caminhada e ciclismo na avenida Dr. José de Oliveira Brandão Filho. Um pedido semelhante, mas com outro teor, realizado pelo vereador Vinício Scarano já havia sido feito, porém, não foi atendido.

De acordo com a vereadora, desde a criação da avenida Dr. José de Oliveira Brandão Filho, esta se tornou um ponto de encontro de atletas, equipes e famílias para a prática de hábitos de vida saudável dos mais diversos tipos, entre eles caminhadas, corrida, ciclismo, patins, skate e patinete.

"Visto que o município ainda não dispõe de um local ao ar livre para a prática de esportes e a falta de segurança em nossas ruas para nossos atletas, a criação dessa faixa permitirá que boas práticas de vida e saúde ocorram com segurança e baixo custo aos cidadãos", destaca.

A vereadora pede que Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transporte, realize o estudo para implantação de faixa de esporte em cada uma das mãos em toda a extensão da avenida José de Oliveira Brandão Filho. Cidinha sugere que o espaço seja demarcado e utilizado para esta finalidade "se possível, no período de segunda a sexta, das 18h às 21h, e nos finais de semana durante o dia todo, o que não influenciará no fluxo de trânsito da região", aponta.

Conforme Cidinha Cerize, o vereador Vinício Scarano já havia solicitado para que se fechasse aquela avenida aos sábados, domingos e feriados, o que já teria sido autorizado pelo município, mas não colocado em prática. "Em uma época, a justificativa era que não havia cones suficientes para fechar toda a via perpendicularmente à avenida para dar segurança aos pedestres. Nós conseguimos isso com um empresário, que questionou o que precisava ser feito para que realmente esse projeto fosse executado, assim como em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto e outras cidades, e nada foi respondido", destacou.

O pedido agora, diferentemente do que já havia solicitado o vereador Vinício Scarano, é um estudo para a construção de uma faixa que vai dividir a rua para que pedestres e ciclistas possam fazer suas atividades físicas todos os dias das 18h às 21h. Scarano chegou a destacar que sua indicação foi feita em março de 2018, e desde esta época está autorizada algum tipo de intervenção para garantir a segurança desses usuários, mas que nunca foi colocado em prática.

Cidinha destacou que, não somente no Mediterranèe, mas também na área conhecida como Projeto Soma, onde existe uma ciclofaixa, também foi autorizado o fechamento da avenida Deputado Delson Scarano. "Nada foi feito. Nós precisamos de lazer em nossa cidade, e todo mundo sabe disso. Esta indicação é uma forma de fortalecer um pedido que já foi feito por esta Casa, pelo vereador Vinício, vamos ver se, com boa vontade, a gente consegue atender o cidadão".

O vereador Marcelo de Morais, que a partir de janeiro de 2020 assume a cadeira de chefe do Executivo, garantiu que no próximo ano, a gestão de 2021/2024 fará o projeto funcionar.

Vereadores pedem ao Poder Público segurança para que pedestres possam praticam esporte na Av. Dr. João de Oliveira Brandão Filho
Vereadores pedem ao Poder Público segurança para que pedestres possam praticam esporte na Av. Dr. João de Oliveira Brandão Filho