ALMG

ALMG aprova em 1.º turno projeto que beneficia pessoas com Parkinson

Por: Redação | Categoria: Política | 05-12-2020 16:19 | 132
Foto: Reprodução

A pedido do deputado Antonio Carlos Arantes, o Projeto de Lei (PL) nº 4.485/2017, de autoria do ex-deputado Antônio Jorge, foi desarquivado e votado em Plenário quarta-feira (3/12), sendo aprovado em 1º turno.

O projeto institui a política estadual de atendimento a pessoa com Parkinson e estabelece, entre outras diretrizes, o atendimento integral e multiprofissional; atenção humanizada; estruturação da rede hospitalar e garantia de privacidade das informações sobre os pacientes em todas as etapas do atendimento.

“O projeto do ex-deputado Antônio Jorge vai estruturar toda a rede de atendimento para beneficiar as pessoas com Parkinson. E, graças a ele, Minas Gerais será o primeiro estado a ter uma política de atendimento específico à doença e não poderia ficar esquecido nos arquivos da Assembleia Legislativa. Vamos trabalhar agora para sua aprovação final”, afirmou Arantes.

A presidente da Associação dos Parkinsonianos de Minas Gerais (Asparmig), Janette Melo Franco, agradeceu a iniciativa: “Como hoje não temos uma política de assistência e atenção à saúde específica aos Parkinsonianos, não sabemos o número exato de pessoas afetadas pela doença, mas considerando estimativa da Organização Mundial de Saúde e o efeito catastrófico que a doença tem sobre a família, estimamos que esse projeto beneficia diretamente mais de 400 mil pessoas aqui em Minas Gerais.

Estamos saindo da invisibilidade social. Nós da Associação dos parkinsonianos de Minas Gerais estamos felizes e agradecidos ao deputado Antônio Jorge que iniciou esse processo e agora ao deputado Antônio Carlos Arantes que resolveu prontamente nos ajudar”, destacou.

O PL nº 4.485/2017 segue agora para apreciação da Comissão de Saúde antes de voltar ao plenário para votação em 2º turno.