JACUÍ

Di Professora se torna a primeira prefeita de Jacuí

Por: Nelson de Paula Duarte | Categoria: Política | 26-12-2020 09:19 | 869
Professora Maria Conceição dos Reis Pereira
Professora Maria Conceição dos Reis Pereira Foto de Nelson P. Duarte/Jornal do Sudoeste

A Professora Maria Conceição dos Reis Pereira, 47 anos, e o médico Veber Lucas de Oliveira, 53 anos, em solenidade a ser realizada na Câmara Municipal às 09h00 no dia 1.º de janeiro, serão empossados como prefeita e vice-prefeito de Jacuí. Di Professora e Dr. Veber foram eleitos pela coligação PSD e Avante com 2.091 votos, correspondendo a 45,74% dos votos apurados.

Casada com o funcionário público municipal Alexssander Pereira, mãe de Felipe Augusto, 22 e Flávio Augusto, 17, Di Professora se tornou a primeira prefeita do histórico município.  Formada pela UEMG em Passos antes de 1990, no final de 1992 passou a lecionar na rede pública. Pós-graduada pela Claretianas de Batatais, lecionou Biologia e Ciências. Foi vice diretora da Escola Estadual Professora Maria Leonor Nasser.

Vereadora à Câmara de Jacuí, gestão 1993/1996 eleita pelo extinto PFL, hoje Democratas, não concorreu a um segundo mandato ao Legislativo municipal. "Sempre gostei de política, e nas eleições deste ano incentivada por minha família, principalmente por meu esposo Alex que me deu todo apoio, e por colegas, na escola, resolvi deixar uma carreira de vinte e oito anos no Estado e me dedicar à política", disse.

Perguntada sobre sua visão dos problemas atuais que vai enfrentar na Prefeitura, e qual sua intenção de solução, Di admite haver muitos, e logo de início a responsabilidade de quitar uma indenização devida pelo município, que vem de longa data. "Minha equipe está muito empenhada, para juntos enfrentarmos os desafios, o que esperamos fazer com a ajuda de deputados, consórcios, parcerias".

A prefeita explica que já no próximo dia 8 de janeiro tem reunião agendada com o senador Carlos Viana, em Belo Horizonte, e seu filho Samuel. "Vou levar algumas demandas. Carlos Viana é presidente do PSD em Minas Gerais, partido do qual também faz parte o deputado estadual Cássio Soares".

Os setores de Saúde e Educação, cujas secretarias já estão montadas, são os setores que logo de início devem receber uma atenção especial da prefeita. "A secretária de Saúde já participou de reunião em Alfenas e nos trouxe notícias boas, e de igual maneira estamos em busca de melhorias para a Educação. Nosso foco é com vistas aos preparativos para aulas presenciais, de vez que ainda não sabemos quando serão reiniciadas".

A prefeita afirma ter diversos planos para o setor de Cultura, levando em conta principalmente a relevante história de Jacuí no contexto de Minas Gerais, bem como na valorização de manifestações populares, e a criação do Arquivo Público, que já foi cogitado. Nossa assessoria na parte de Cultura está empenhada nesse sentido, disse.

Para a onde funcionou em outra época um campo experimental da Epamig, e que está abandonado, Di, gostaria de viabilizar a implantação de uma escola, horta, fruticultura, possivelmente alguma indústria no segmento do agronegócio, até mesmo de laticínios conforme foi cogitado, de vez que a área é extensa.

Estou com muita coragem, vontade de trabalhar, e vou em busca de melhores dias para Jacuí, disse a prefeita Maria Conceição dos Reis Pereira, a Di Professora.