RECURSO

Gedor Silveira recebe recurso para Programa de Inclusão de Animais

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Política | 26-12-2020 00:25 | 402
Programa que prevê inclusão de animais será implantado por hospital em Paraíso
Programa que prevê inclusão de animais será implantado por hospital em Paraíso Foto de Divulgação

O Hospital Gedor Silveira, de São Sebastião do Paraíso, foi contemplado com uma verba de R$ 100 mil, da emenda parlamentar do deputado estadual Noraldino Júnior (PSC). O recurso será destinado ao desenvolvimento do Programa de Inclusão de Animais desenvolvido pela instituição. “Fiquei muito feliz ao receber a proposta do programa muito bem pensada pela direção do hospital como forma de organizar a frente de três projetos de integração do animal”, disse o parlamentar.

De acordo com o deputado, pesquisas já comprovam que a utilização de animais em terapias proporciona uma série de benefícios no tratamento de pacientes. Conforme constam os levantamentos há a melhora do humor, relaxamento, aumento da socialização, diminuição da agressividade e do estresse. O hospital espera que a presença dos animais também proporcione uma maior socialização entre funcionários, melhorando, assim, o convívio no ambiente de trabalho.

O processo de integração está dividido em três fases distintas. A primeira abrange a terapia assistida por cães, depois vem a utilização do cão no trabalho e por último os cuidados e adoção de cães. O programa também envolve diretamente o canil, que será essência para o desenvolvimento da proposta apresentada.

O projeto será coordenado e executado por uma equipe multidisciplinar e para a instituição será um recurso auxiliar e complementar no tratamento dos usuários. São propostas atividades como caminhadas, brincadeiras ou quaisquer formas de interação com o animal, dirigidas pelos profissionais capacitados, visando melhora geral do quadro dos pacientes.

De acordo com o projeto há uma série de benefícios esperados como o cuidado com a vida animal em necessidade. Refere-se ainda a diversidade nas estratégias de tratamento oferecidas, desenvolvimento de habilidades nas oficinas de capacitação em cuidados e trato animal e possibilidade de realização de pesquisas e publicações. A lista de boas expectativas consta ainda a diminuição do estresse entre colaboradores dos setores trabalhados, promoção na interação e quebra de tensão no processo de internação, aproximação da instituição com a comunidade, através da promoção da causa animal e promoção da conscientização da adoção responsável.

O deputado elogiou a iniciativa do hospital e está otimista quanto aos resultados que vem de encontro com projetos que estão sendo apreciados no parlamento mineiro. “Achei a proposta incrível e apoio a ideia, mesmo porque sou um dos autores do Projeto de Lei 3.412/2016, que tramita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e que tem o objetivo de permitir a visitação de animais domésticos e de estimação em hospitais privados, públicos, contratados, conveniados e cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais”, comenta.

Noraldino Júnior acrescenta que não são poucos os estudos científicos que relacionam o animal de estimação com a melhora de crianças e adultos, seja de distúrbios do comportamento ou de doenças graves. Pesquisas mostram que animais de estimação trazem, de fato, benefícios para a saúde. “Tenho certeza de que o programa do Hospital Gedor Silveira será um sucesso. Espero que mais hospitais tenham iniciativas como essa”, finaliza.