POSSE

Marcelo Morais toma posse e promete “eficiência e transparência”

Por: Nelson de Paula Duarte | Categoria: Política | 02-01-2021 10:30 | 1541
Foto de Jornal do Sudoeste/Nelson P. Duarte

Em sessão solene na Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, às 11 horas de 1.º de janeiro, restrita, sem a presença de familiares e convidados, foram empossados o prefeito Marcelo de Morais, o vice-prefeito Daniel Tales Oliveira e vereadores eleitos para o mandato 2021 – 2024. O vereador Lisandro Monteiro foi reeleito para a presidência da Câmara. O vereador eleito para primeiro mandato, Márcio Aurélio de Carvalho, que faleceu quinta-feira (31/12) por complicações de Covid-19, foi homenageado nos pronunciamentos.

A sessão se iniciou com a instalação da 38.ª Câmara Municipal sob a presidência do vereador Vinício Scarano Pedroso, que leu compromisso por vereadores e lhes deu posse. Ele lembrou que Márcio Aurélio, o Márcio da Academia estava muito animado para assumir o cargo. “Você mercê que eu seja o mais transparente possível, eficiente, justo. Você vai ter um cara aqui que vai te representar”, afirmou.

Para presidir a Câmara, apresentaram seus nomes Vinício Scarano e Lisandro Monteiro que foi reeleito para condução do Legislativo Paraisense entre 2021 e 2022. A Mesa Diretora terá Marcos Antônio Vitorino como vice-presidente, Juliano Carlos Reis (Biju) como 2º vice-presidente. Luiz Benedito de Paula assumirá o cargo de secretário, e Antônio César Picirilo de 2º secretário.

Lisandro deu posse a Marcelo de Morais e Daniel Tales. O ex-prefeito Walker Américo Oliveira não compareceu à sessão para transmitir a faixa de prefeito a Marcelo. Foi entregue por Gabriel (seu filho), Rafaela e Gabriel, filhos do vice-prefeito Daniel Tales e pelo presidente da Câmara, que a colocou.

Em seu discurso, o vice-prefeito Daniel Tales de Oliveira expressou gratidão às diversas pessoas envolvidas em sua trajetória e disse: “O tostão venceu o milhão. A mudança superou a estagnação. Tenho certeza que agora nossa querida São Sebastião do Paraíso vai funcionar. Saímos lá do meio do povo para sermos representantes do povo”, disse.

Encerramento
Quebrando o protocolo, o presidente da Casa Lisandro Monteiro abriu a palavra para que cada vereador fizesse seus agradecimentos. Depois,  como presidente da sessão solene, Monteiro fez seu discurso final para encerramento do evento. Além de também homenagear a memória do vereador eleito Márcio Aurélio de Carvalho, ele aproveitou o momento para expressar gratidão.

“Ser eleito presidente dessa Casa Legislativa mais uma vez, representante do povo na cidade onde escolhi fazer meu lar, constituir minha família e construir minha vida, é algo que eu nunca poderei expressar através de palavras. Ainda assim, espero fazer jus à confiança recebida dos meus pares, nobres vereadores, e continuar engrandecendo a atuação do Poder Legislativo Municipal, caminhando ao encontro do Poder Executivo Municipal”.

Tendo em vista a pandemia e recomendações dos órgãos sanitários de saúde, a posse ocorreu sem a presença de público, apenas com servidores necessários, profissionais da imprensa, esposas e filhos do prefeito e vice-prefeito. A solenidade foi transmitida pela TV Câmara, TV Sudoeste e Líder TV.

SECRETÁRIOS
Em seu gabinete na Prefeitura, às 15h00, o prefeito Marcelo de Morais o vice-prefeito Daniel Tales com a presença de alguns vereadores, deu posse aos secretários municipais, e logo em seguida houve a primeira reunião com eles para alinhar plano de trabalho.

DISCURSO DE POSSE DO PREFEITO MARCELO DE MORAIS
Nesta madrugada eu refiz meu discurso de posse de Prefeito de São Sebastião do Paraíso.

Refiz porque ontem perdemos uma pessoa que estaria aqui hoje conosco; que faria parte dessa jornada de quatro anos que começamos agora, contribuindo para melhorar o bem estar das pessoas de nossa cidade.

Foi o Márcio quem me ajudou a escolher o Secretário de Esportes, Daniel Naves, e o de Ação Social, Ronaldo Carvalho. E isso tinha um motivo: ele sempre fez do Social e do Esporte ferramentas para ajudar as pessoas da nossa cidade.

E nós sabemos que não precisaria provar nada para ninguém em relação a tudo o que ele sempre desenvolveu para as pessoas de Paraíso, principalmente no anonimato, porque ele fazia questão de ajudar, de estender a mão - e não querer aparecer, de mostrar aos outros o que ele havia feito de bom ao próximo.

Eu sei que o Márcio tinha a mesma esperança que nós: a de que Paraíso, enfim, tivesse uma administração próxima das pessoas, com um prefeito e um vice que não pensassem em perseguir as pessoas, de manter o regime coronelista que tanto prejudicou o povo paraisense durante tanto tempo. Mas, sim, que fossem justos e transparentes em seus atos.

Teremos muitos desafios neste 2021 que se inicia. Estamos assumindo uma cidade abandonada; com espaços públicos abandonados; com uma Prefeitura desorganizada e o pior: com pessoas sem esperança, que não conseguem mais acreditar que é possível viver, de fato, dias melhores.

Mas vocês serão testemunhas de que vamos mudar Paraíso. Vamos revolucionar a nossa cidade, porque esta é a vontade de todos que aqui estão. Vocês não terão secretários que ficarão vigiando as pessoas com o objetivo de prejudicá-las. Vocês não terão um prefeito vaidoso, com o ego inflado, que acredita que pode fazer algo sozinho. É necessário estarmos juntos!

Estive aqui por quatro anos com muitos de vocês e sei do desafio que é ser vereador. Quero agradecer a Deus por me dar esta oportunidade neste momento. Agradeço também a minha esposa, Vânia, que me ajuda tanto e está ao meu lado em todos os momentos. Ao meu filho Gabriel, que sempre me pede para ajudar as pessoas. À minha mãe, por sua humildade e por ter me proporcionado tanto amor e carinho. Aos meus irmãos, por serem companheiros em todos os momentos. E ao meu pai, que onde quer que esteja neste momento, sei que está orgulhoso por ter tido um filho que chegou aonde chegou sem ter qualquer tipo de influência financeira, ou depender de acordos políticos para vencer uma eleição como Daniel e eu vencemos.

Quero agradecer os vereadores que estiveram comigo no Legislativo nos últimos quatro anos. E agradeço, ainda, cada cidadão que nos confiou este desafio. Não vamos decepcionar vocês. Podem acreditar nisso!

Para encerrar, quero pedir a cada paraisense que, a partir de hoje, possa refletir, pensar, analisar e ter a certeza de que precisamos nos unir para vencermos esse vírus que tem tirado a vida de tantas pessoas. E que, juntos, trabalhemos para ter a cidade mais limpa do País, a cidade mais arborizada de Minas Gerais e, principalmente, vivermos na cidade mais feliz desse mundo.

A palavra que moverá o nosso mandato será a “esperança”, porque temos a certeza de que, em breve, as pessoas terão em seus olhares a esperança de uma saúde humanizada; de uma educação eficiente e de um prefeito presente, junto de cada um. Paraíso não tem dono, Paraíso é do povo e o povo nos deu essa esperança de construir uma cidade mais justa. Não deixaremos margem para que ninguém tenha uma conduta errada em nosso governo, porque todos que me conhecem sabem que não admito qualquer falha de conduta daqueles que estão a minha volta, principalmente quando há dinheiro público envolvido. Não admitirei que ninguém de nossa Administração coloque os seus interesses acima dos interesses da comunidade.

Ao cidadão paraisense peço encarecidamente que nos ajude a cuidar de Paraíso. Não adianta você reclamar do lixo no terreno ao lado da sua casa, se quem joga lixo lá é você. Queremos uma cidade que viva em harmonia e que seja feliz, muito feliz, porque existe um lugar bonito e tranquilo para a gente morar, e este lugar é aqui em São Sebastião do Paraíso.

Sejam todos bem-vindos a Paraíso, porque, assim como diz o seu hino, “Em ti revive a nossa esperança”. Temos a grande chance de nossas vidas, porque Deus quis nos proporcionar um cargo público que, a meu ver, é algo sagrado e que devemos honrar a todo momento. Podemos, em alguns momentos, traçar as nossas vontades, porém, sabemos que nada foge da vontade de Deus.

Encerro meu discurso com uma fala do Márcio Aurélio, o nosso querido Márcio da Academia, ao meu amigo e vice-prefeito Daniel Tales durante a nossa diplomação: “Estou tendo muito mais do que mereço. Deus está me dando muito mais do que mereço”. E, assim, prometo honrar a cada um de Paraíso porque, a partir de hoje, nossa cidade volta para as mãos do povo. E, enquanto estivermos na Prefeitura, buscaremos sempre demonstrar a nossa real intenção, que é a transparência, a eficiência e, principalmente, o respeito às pessoas.

DISCURSO DO PRESIDENTE DA CÂMARA, LISANDRO JOSÉ MONTEIRO
Todos nós lamentamos muito por estarmos aqui hoje, da forma como estamos. É uma sensação de incompleto, de um vazio sem tamanho. Nosso amigo, vereador eleito, Márcio da Academia nos deixou. Foi para um lugar muito melhor, tenho certeza. Eu me solidarizo com toda a sua família, que nesse momento experimenta a dor de perder alguém tão especial, e desejo que Deus conforte o coração de seus familiares e amigos.

O pai, o marido, o filho, o amigo... Márcio era uma pessoa espiritualizada, do bem, e que conquistou mais um sonho antes de partir. Infelizmente a vida não permitiu que ele lutasse por tudo aquilo que havia planejado, ele sonha com a nossa Paraíso muito mais justa e fraterna.

Sobre tudo isso, é preciso que vocês saibam o quanto é pesado ter de fazer esta cerimônia de posse sem ele, mas é o nosso dever para com todos os cidadãos de nossa cidade. E o Márcio, lá de cima, nos entende e tenho certeza de que nos apoia. A Lei Orgânica Municipal estabelece que a posse dos novos dirigentes deve se dar no dia primeiro de janeiro, dessa forma, o dever nos chama a essa responsabilidade.

Ainda assim, faremos com o maior respeito, não somente às regras sanitárias, mas também ao passamento do Márcio. Estão presentes nesta cerimônia, vereadores, prefeito e vice que serão empossados e suas respectivas cônjuges, e somente os servidores indispensáveis para a realização da sessão e os profissionais da imprensa.

Ser eleito presidente dessa Casa Legislativa mais uma vez, representante do povo na cidade onde escolhi fazer meu lar, constituir minha família e construir minha vida é algo que eu nunca poderei expressar através de palavras. Ainda assim, espero fazer jus à confiança recebida dos meus pares, nobres vereadores, e continuar engrandecendo a atuação do Poder Legislativo Municipal, caminhando ao encontro do Poder Executivo Municipal.

A vida me ensinou que agradecer é sempre melhor do que pedir, e nesse momento, onde tudo começa novamente, eu só consigo pensar em diversas razões para ser grato. Me lembro como se fosse hoje, o dia em que estive aqui pela primeira vez como vereador. Nunca pesei que pudesse haver responsabilidade tão grande. Representar os votos que recebi, as pessoas que confiaram em mim e os seus desejos por uma Paraíso melhor, E por confiar que eu fiz valer a oportunidade, que Deus me permitiu retornar.

Expresso minha imensa gratidão aos servidores, aos colegas vereadores e a cada um de vocês, pois contribuíram para que esse momento se repetisse. Obrigado pela cobrança, pela participação, pelas críticas, pelas sugestões e pelos conselhos. Tudo isso contribui para que nós, representantes do povo, sejamos políticos melhores.

2021 será um ano de esperança e de muito trabalho para todos nós. Mas para que consigamos vencer juntos, eu conto com vocês.

DISCURSO DO VICE-PREFEITO DANIEL TALES
Cumprimento o Presidente Lizandro Monteiro em nome de todos os nobres vereadores aqui presentes, da equipe da Câmara que aqui se encontra e de todos os paraisenses que nos acompanham.

Hoje seria um dia festivo com a posse de todos os candidatos eleitos em nossa querida São Sebastião do Paraíso, mas infelizmente perdemos um grande companheiro. Neste momento eu externo todos os meus sentimentos à família do Márcio Aurélio de Carvalho, vereador eleito, Márcio da Academia. Tive o prazer de poder ter sido seu aluno e seu amigo. Sempre foi um homem de caráter, íntegro e com um amor imenso à vida. Sua história será sempre lembrada por mim e por todos os paraisenses. Esteja em paz meu amigo.

Sabemos da necessidade do empossamento dos candidatos eleitos e assim o fazemos conforme orienta a lei. Mesmo com o coração entristecido pelo passamento recente, ainda assim gostaria de tecer alguns agradecimentos. Gratidão a Deus pela vida, pela minha família e pelas bênçãos recebidas em todos os meus dias. A Ele toda honra e toda glória.

Gratidão à minha família pelo amor, pelo respeito e pelo companheirismo. Amo vocês.

Gratidão à minha esposa Patrícia que sempre foi meu sustentáculo durante esses 16 anos de convívio, sendo quem sempre apoiou, incentivou e protegeu-me com tanto amor e dedicação. Sem você eu não seria um décimo da pessoa que sou hoje.

Gratidão aos meus filhos Gabriel e Rafaela, esses seres de luz em minha vida que me ensinam diariamente o poder do amor. Gratidão por terem me dado a oportunidade de ser pai de vocês nesta vida e compartilhar cada instante ao lado de vocês.

Gratidão ao meu pai, que foi na verdade “PÃE” de mim e da minha irmã Leticia após a partida de nossa mãe quando éramos apenas duas crianças de oito e seis anos e mesmo assim nunca mediu esforços para nos dar educação e proteção, sempre incentivando e nos ajudando em nossos sonhos.

Gratidão a minha “mãedrasta” Telma, esse “poço de paciência e carinho” que sempre ajudou a zelar pelo bem estar de nossa família.

Gratidão às minhas irmãs Leticia e Thainá, que são verdadeiras companheiras nesta jornada terrena.

Gratidão à minha mãe Maria Inês que fez o impossível se tornar realidade em mim. Embora as lembranças compartilhadas em vida sejam poucas, pois você partiu para junto de Deus quando eu era ainda tão pequeno, a todo instante você ainda vive ao meu lado em meus pensamentos, em minhas ações e em meu coração. Saiba que minhas conquistas são também suas. 

Gratidão a todos os meus familiares, tias, tios e primos pelo apoio incondicional.

Gratidão aos meus amigos... poucos, porém verdadeiros. Vocês são presentes de Deus em minha vida.

Gratidão ao José Luiz Xavier de Lima pelos ensinamentos, pela paciência e pelo altruísmo. Saiba que você é, e sempre será um exemplo para mim.

Gratidão a todos os companheiros de trabalho ao longo de mais de 13 anos como médico. Todas as enfermeiras, técnicas de enfermagem, agentes de saúde, auxiliares de limpeza, recepcionistas, motoristas de ambulância, todos os paramédicos e principalmente os meus pacientes, os quais trago a lembrança de cada conversa, cada consulta, cada carinho recebido, em meu coração.

Gratidão ao PROFESSOR que ensinou o doutor a enxergar a política com os olhos da esperança. Minha gratidão ao Marcelo Morais por ter se tornado este grande amigo e me dado a oportunidade de junto a ele trilhar o caminho da mudança que a nossa cidade tanto precisa. Gratidão por você estar compartilhando tantos conhecimentos e podermos juntos fazer a diferença na vida de tantas pessoas. Gratidão também à Vânia e ao Gabrielzinho, pelo carinho e amizade.

O tostão venceu o milhão. A mudança superou a estagnação. Tenho a certeza de que agora a nossa querida São Sebastião do Paraíso vai “funcionar”. Confesso que em momento algum foi fácil. Muitos foram os desafios enfrentados e ainda havemos de enfrentar alguns durante esta jornada, porém a garra e a determinação em sermos corretos, coerentes com tudo aquilo que sempre dissemos, serão sempre o nosso norte.

Fizemos uma campanha humilde, sem muitos recursos e com a ajuda de poucos e fiéis amigos. Combatemos o bom combate, com muita fé, propostas e determinação, e graças a Deus e Jesus Cristo, saímos vitoriosos. Por quase 60 dias de campanha fizemos praticamente tudo com apenas três pessoas: Eu, Marcelo Morais e o Thiago. Um verdadeiro exército de três homens. Davi contra Golias.

Infelizmente vivenciamos calúnias e difamação através de fake news espalhadas pelos nossos adversários políticos com o objetivo de nos atacar a todo instante. Porém a cada agressão, a cada notícia falsa e desonrosa a nosso respeito, revidávamos com propostas para a melhoria da nossa cidade e o bem-estar da nossa população. Nossa campanha foi feita na “sola do sapato” e no diálogo. Foi feita na garra e no suor. Embaixo de sol e chuva. Nos semáforos e nos bairros. Na cidade, nos distritos de Termópolis e Guardinha e também na zona rural. Foi feita na raça e na vontade. Na certeza de sermos a esperança de mudança para um povo que tanto já sofreu nas mãos daqueles que almejam apenas o poder. Saímos lá do meio do povo para sermos os representantes do povo. Em meio a uma época de desesperança, ansiedade, medo, incerteza frente a uma pandemia que assola e assombra todo o mundo, tivemos que fazer uma campanha diferente, na qual a nossa “arma” era a nossa voz, as nossas propostas, a nossa vontade de fazermos sempre o melhor. Respeitamos todos os cidadãos paraisenses durante o período eleitoral, preservando as pessoas e as famílias, desde o primeiro até o último dia de campanha. Começamos certo e terminamos certo esse período, e graças a Deus e a vontade do povo, fomos eleitos prefeito e vice de São Sebastião do Paraíso. Nós havíamos pedido apenas uma chance à população paraisense para podermos fazer uma administração digna, e essa chance nos foi dada. Tenham a certeza de que não iremos decepcioná-los. Os desafios são grandes, mas com vontade, determinação e fé em Deus, iremos prover a todos os cidadãos parai-senses.

Paraíso vai funcionar.

Que Jesus seja sempre luz em nossos caminhos, hoje e sempre.