INSTALAÇÃO DE RADAR

Radar começa a ser instalado na Avenida Zezé Amaral

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 28-01-2021 11:01 | 3484
Foto de Tiel/Jornal do Sudoeste

Uma novidade pode ser percebida no trânsito de São Sebastião do Paraíso desdea tarde de quarta-feira,27. Funcionários de uma empresa terceirizada estavam instalando um radar eletrônico na Avenida Zezé Amaral, no sentido de quem segue em direção a parte alta da cidade. O dispositivo prevê que a velocidade máxima no trecho será de 50 quilômetros por hora.

Além do radar, mais uma rotatória está em fase de implantação a Avenida Zezé Amaral uma das mais movimentadas da cidade por concentrar um grande fluxo de veículos que cortam diferentes regiões da cidade.

Considerada via de trânsito rápido ela já protagonizou vários acidentes, muitos deles com vítimas fatais, nos mais diversos pontos de sua extensão e nos dois sentidos. Com a expansão da cidade a partir do novo centro expandido e criação de novos bairros a região ficou ainda mais movimentada.

Há cerca de 10 dias também teve início a construção da quarta rotatória para interligar o trânsito de quem vem da região do bairro Nossa Senhora Aparecida, centro e que segue ao sentido ao Jardim de Versalles, além dos jardins Mediterranée e Athenas. A medida ajuda a aliviar a movimentação na via possibilitando o acesso a outras ruas e avenidas permitido acessar outras áreas da cidade.

Quanto aos radares os equipamentos começaram a ser instalados  quarta-feira,27. Junto com eles também estão sendo afixadas placas de orientação aos motoristas alertando para a velocidade máxima a ser praticada no trecho que é de 50 km/h.

Os equipamentos irão fiscalizar os motoristas que trafegam nos dois sentidos da avenida. Inicialmente um aparelho foi colocado de um lado, mas posteriormente também foi implantado um dispositivo no canteiro central que permitirá a observação de quem desce para a parte baixa.

Assim que os aparelhos forem colocados em funcionamento haverá um período de testes e também um prazo para que os motoristas possam se acostumar com o novo sistema. Paralelamente será realizada campanha de educação de trânsito para orientar os condutores. Além deste radar fixo não está descartada a possibilidade de implantação de equipamentos móveis em outros trechos da cidade, bem como a instalação de novos semáforos, situações que já vem sendo analisados pelas autoridades de trânsito local. 

Justificativas
De acordo com informações da engenheira Walquíria Caetano de Paula Vieira, responsável pela Gerência de Trânsito, o radar que foi cedido em regime de comodato, será implantado em um período de testes e não terá nenhum custo para o município neste primeiro momento. Serão seis meses de avaliação e em seguida, o município abrirá processo licitatório para adquirir o equipamento, e também para implantá-lo em outros pontos da cidade.

Sobre o local escolhido para a implantação do dispositivo, a justificativa é de que no lugar ocorrem muitos acidentes. “Naquela avenida os condutores abusam muito da velocidade. Já estamos fazendo o levantamento dos acidentes registrados no município, cuja a causa é alta velocidade, para realizar o estudo que apontarão os demais pontos em que colocaremos o radar na cidade”, explica.

Levantamento realizado pela Secretaria de Segurança Pública, no ano passado, aponta que registrados em Paraíso pelo Corpo de Bombeiros 189 acidentes de trânsito, entre motocicletas (100), carro e caminhonete (31), atropelamento (16), bicicleta (36) e caminhão (6).

Conforme o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, João Paulo Bueno, a expectativa é que o radar comece a entrar em operação dentro de 15 dias. Entretanto, será realizada uma ampla campanha de conscientização e educação de trânsito para que a população tome ciência. “O objetivo não é arrecadar recursos com multa, mas coibir os acidentes, estamos pensando na segurança de toda a população e o próprio radar funciona como uma ferramenta educativa”, finaliza.