TURISMO

As possibilidades de Paraíso

Geração de emprego, renda e desenvolvimento por meio do Plano Desenvolvimento Estratégico de Turismo
Por: Nelson de Paula Duarte | Categoria: Cidades | 01-03-2021 09:06 | 600
Turismólogo Hugo Mião
Turismólogo Hugo Mião Foto: Divulgação

O Turismo é um dos setores da economia com maior geração de renda do mundo. Para tanto é preciso planejamento e profissionalismo. O município de São Sebastião do Paraíso com sua pluralidade geográfica, ambiental, cultural, gastronômica, entre outras, pode e deve ser um destino turístico compatível com todo seu potencial.

Cercado de belas paisagens, Paraíso integra o Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras no Sudoeste de MG e possui possibilidades turísticas extraordinárias com uma rede hoteleira já bem conhecida em grandes centros. Portanto é necessário implantação do Plano de Desenvolvimento Estratégico de Turismo, que já está pronto e guiará as ações no sentido da qualificação, estruturação e efetivação real Turismo gerador de renda e com preservação ambiental.

A cidade precisa se preparar e qualificar, para criar e atender demanda de forma compatível. Voltar a ser a cidade dos ipês, explorar seu renomado café, sua hotelaria, cultura, gastronomia, belezas e paisagens. Devidamente ordenadas às diretrizes e ações, o público alvo trará os recursos que propiciarão o tão almejado desenvolvimento com qualidade de vida.

É nesse contexto que está a HM – Consultoria em Turismo e Hospitalidade do turismólogo Hugo Mião. Com experiências de sucesso comprovado no setor público e privado, Hugo apresenta a possibilidade real de um Plano de Desenvolvimento Estratégico de Turismo já testado e experimento e que poderá colocar o setor do Turismo como pauta na agenda do desenvolvimento econômico de Paraíso.

Para isso o Plano aponta à necessidade da criação de uma agência municipal de desenvolvimento por meio uma secretaria específica de Turismo e Cultura que fomentará e norteará as ações conjuntas do poder público e privado rumo ao desenvolvimento turístico do município.

O Plano está feito, testado e comprovado, basta agora mobilização e o desejo em sua aplicação.

Hugo Mião é turismólogo formado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) criador da HM – Consultoria em Turismo e Hospitalidade. Acumula experiência profissional na gestão da rede hoteleira em várias cidades do Brasil, como São Sebastião do Paraíso, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Bonito-MS, Arapiraca-AL, entre outras. Como gestor público foi Secretário de Turismo de Areado – MG, fundador do Circuito Lago de Furnas (ACILAGO) e atualmente é Diretor de Turismo e Cultura em Ibiraci-MG.
(por Marcelo Botosso)