VACINAS

Minas recebe 285,2 mil doses de vacinas contra a Covid-19

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 03-03-2021 14:12 | 296
Novo lote será distribuído para as unidades regionais que repassará as doses aos municípios na próxima semana
Novo lote será distribuído para as unidades regionais que repassará as doses aos municípios na próxima semana Foto: Gil Leonardi

O Governo de Minas Gerais recebeu na manhã de quarta-feira,3, mais um lote com 285,2 mil doses da vacina CoronaVac / Butantan (doses 1 e 2) para dar continuidade à campanha de vacinação contra a covid-19 no estado. O carregamento chegou às 8h40, no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. Na próxima sexta-feira,5, será divulgada a quantidade a que cada regional e município terão direito a receber e o público a ser atendido.

Sob escolta da Polícia Federal, as vacinas seguiram para a Central Estadual da Rede de Frio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), de onde serão distribuídas nos próximos dias às superintendências regionais de saúde e aos municípios mineiros. Assim que as vacinas chegam à Central, a SES-MG confere se o quantitativo e a temperatura das vacinas estão adequados.  Após a conferência, as doses são acondicionadas em câmara fria. É elaborada a planilha de distribuição para os 853 municípios de Minas e o quantitativo que vai para cada Unidade Regional de Saúde.

Segundo a secretaria, a planilha de distribuição segue a população estimada do público-alvo do Programa Nacional de Imunização (PNI). O número de doses que as prefeituras irão receber e o público-alvo a ser vacinado foram serão anunciados após alinhamento com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG).

Na sexta-feira,5, o Governo de Minas iniciou mais uma etapa da maior operação de vacinação do estado. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) começou a distribuir as 285,2 mil doses de CoronaVac para imunização contra a covid-19. Até o momento, Minas Gerais já enviou aos seus 853 municípios 1.298.452 doses.

Desta vez, a Secretaria de Saúde incluiu entre os grupos prioritários os municípios em situação crítica por causa da aceleração da pandemia nas macrorregiões Triângulo do Norte e Noroeste. Eles vão receber 0,8% a mais nesta remessa, que já contempla a primeira e segunda doses. A ação é mais uma das estratégias da SES-MG para reequilibrar a rede de Saúde do Estado. No caso de São Sebastião do Paraíso, segundo a SES-MG, serão destinadas aproximadamente 960 doses, sendo 480 (D1) e 480 (D2), vacinas da CoronaVac produzidas pelo Instituto Butantan.

As doses seguiram por via aérea para 10 Unidades Regionais de Saúde (URS) e em modal misto para outras 13. Para a operação de distribuição dos imunizantes, mais uma vez a SES-MG conta com apoio das Forças de Segurança estaduais, que auxiliam no desenvolvimento e na execução das estratégias logísticas do transporte aéreo e das rotas terrestres. Até o momento Minas Gerais já vacinou 605.225 mineiros com a primeira dose e 290.176 com a segunda.

Operação
Este é o 6º lote de vacinas que chega ao estado. A maior operação para campanha de vacinação na história de Minas Gerais que começou no dia 18 de janeiro, data da chegada do primeiro lote de vacinas. Na oportunidade foram recebidas 577.480 doses de CoronaVac. A segunda remessa foi composta por 190,5 mil doses de AstraZeneca e, a terceira, com 87,6 mil doses de CoronaVac. Já a quarta remessa foi de 315,6 mil doses de CoronaVac e a quinta 357,4 mil doses de CoronaVac e da AstraZeneca. Com a 6ª remessa, que chega nesta quarta-feira, Minas terá recebido um total de 1.813.780 doses do governo federal.