DEBATE

"Cuidados da Primeira Infância" é debatido na Câmara de Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Política | 28-04-2021 17:38 | 661
Da Tribuna, Susana Sousa citou que uma primeira infância bem cuidada na família, na comunidade e nas instituições é a forma de cuidar da vida toda
Da Tribuna, Susana Sousa citou que uma primeira infância bem cuidada na família, na comunidade e nas instituições é a forma de cuidar da vida toda Foto: ASSCAM

Com o intuito de fomentar o debate em torno da criação de políticas públicas voltadas para a primeira infância, a jornalista Susana de Paula Souza fez uso da Tribuna Livre, na Sessão Ordinária da Câmara Municipal, na noite de segunda-feira,26. Ela falou a respeito de várias ações já realizadas em São Sebastião do Paraíso, como a Semana do Bebê, e fez apontamentos para que novos projetos possam ser implementados.

A vereadora Maria Aparecida Cerize Ramos, apoiou a iniciativa e já se disponibilizou a participar do trabalho conjunto com outras lideranças do Legislativo e Executivo. "A primeira infância é o período mais sensível da vida humana às experiências do meio físico e social e, portanto, que o começo da vida deve ser cuidado, protegido e promovido com o melhor dos nossos recursos científicos, técnicos, humanos e financeiros", disse.

Susana disse ter se sentido honrada em ocupar a Tribuna da Câmara Municipal para falar aos vereadores e também ao prefeito Marcelo Morais sobre a importância da implantação de uma agenda positiva voltada para o desenvolvimento de políticas públicas para a primeira infância. "Como sempre fui acompanhada da maior inspiração da minha vida, meu filho Victor que é meu parceiro nas empreitadas sociais para fazermos deste mundo, ainda hoje, um lugar onde a criança, o jovem, o adulto, o idoso, enfim o ser humano sejam colocados como prioridade, não numa agenda só física, mas nas atitudes de cada um, a cada dia" comentou.

Ela citou como exemplo o trabalho que nos últimos anos era realizado durante o mês de abril, a Semana do Bebê, considerado um passo inicial importante para o desenvolvimento deste trabalho. "Temos pessoas fantásticas como a Ana Elizabete Carvalho de Pádua, a Dilma Oliveira, a Cidinha Cerize e tenho certeza de que o presidente Lisandro Monteiro, o prefeito Marcelo Morais e demais vereadores vão se engajar nesta proposta de construir projetos e desenvolvermos ações que ficarão como legado na formação das crianças, nossos cidadãos do futuro", observa.

Ela ressalta que o trabalho inicial precisa ter continuidade, mesmo em época de pandemia que não pode servir de desculpa para que eventos e ações aconteçam junto à comunidade.

A vereadora Cidinha Cerize comentou que esteve reunida com Susana Souza na semana passada quando conversaram sobre a necessidade de implementar políticas públicas para a Primeira Infância no município.

"A discussão sobre o assunto já acontece há mais de quatro anos com educadores e lideranças do município e começou com a realização da Semana do Bebê que hoje é lei", observa. Continuando afirma que como presidente da Comissão de Educação e Saúde, juntamente com seus colegas vereadores, o prefeito pretende fazer um trabalho conjunto para dar sequência nas ações.

"Tenho certeza que garantiremos e nos comprometemos com esse assunto tão sério que é a garantia absoluta com prioridade aos direitos da criança e do adolescente, garantida por Lei, e conforme prevê o artigo 227 da Constituição Federal", descreve.

Susana agradeceu a vereadora Cidinha "que há quatro anos trabalha de forma consistente para políticas públicas de qualidade para nossas gestantes e crianças e agora tem o desafio de liderar este grande movimento".

Citou também o presidente da Câmara, Lisandro Monteiro, pela sensibilidade e receptividade para as propostas apresentadas. Ela ainda mencionou o prefeito Marcelo Morais que fez questão de ficar na sessão para ouvir as propostas para a primeira infância de nossa cidade.

A jornalista deixou farto material, inclusive uma cartilha da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, especialista no assunto, sobre trabalhos que podem ser desenvolvidos em Paraíso e que serão repassados aos demais vereadores para o conhecimento das propostas.