COLUNA MG

Rede de Notícias do Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br
Por: Redação | Categoria: Política | 03-07-2021 01:08 | 153
Foto: Reprodução

Projeto para recuperação de avenida
O setor de Defesa Civil de Timóteo recebeu comunicação da Secretaria Nacional de Defesa Civil sobre a aprovação do Projeto e Plano de Trabalho para a recuperação da avenida Universal, no bairro Novo Tempo, que cedeu no mês de fevereiro em virtude da chuva. Os serviços estão orçados em R$464.872,03 e preveem a substituição dos tubulões tipo Armco de metal, que cederam com o peso da terra encharcada, por bueiros duplos de concreto celular que serão moldados no local. Cada bueiro possui quatro metros de largura por 2,5 metros de altura numa extensão total de 18 metros lineares. O restabelecimento do asfalto sobre o Córrego Timotinho também está previsto no projeto aprovado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. (Diário do Aço)

Desconto para quem adotar animal
E se ao adotar um animal do Canil Municipal de Juiz de Fora, além de um amigo de quatro patas, o cidadão também ganhasse um desconto de até 20% no IPTU? É essa a proposta do Projeto de Lei da vereadora Kátia Franco, que tem como objetivo, além de encontrar um lar para os animais, diminuir a superlotação do abrigo da cidade. Segundo o PL, o desconto será válido nos três anos subsequentes ao da adoção e excluirá o cidadão que tenha envolvimento com denúncia de maus-tratos contra animais. Atualmente, são mais de 600 animais no Canil Municipal, número que vai além do limite de capacidade para acolher cães e gatos. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Diretoria realiza balanço de ações
O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams) reuniu, nesta semana, a sua diretoria para um balanço das ações dos primeiros cinco meses de gestão, bem como demonstrar a prestação de contas do consórcio. A reunião respeitou todas as normas sanitárias, quanto aos limites de aproximação, uso de máscaras para todos os participantes e álcool em gel, para conter a disseminação do novo coronavírus. A atual diretoria pôde apresentar quais propostas e ações que estão em fase de evolução e que poderão servir nos próximos meses de alavanca para ajudar os seus municípios consorciados das regiões do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Projeto proíbe contratação de condenados
A proibição da contratação de pessoas condenadas pelos crimes da Lei Maria da Penha e Feminicídio para cargos públicos foi aprovada na Câmara de Itaúna. De acordo com o Projeto de Lei, a proibição se estende para empresas terceirizadas com autores deste crime para prestação de serviço público. De acordo com o texto da proposta, a proibição inicia-se com a condenação em decisão transitada em julgado até o cumprimento da pena. A condição deverá constar no edital do concurso público e o candidato deverá apresentar as as certidões negativas antes da posse.  Servidores de cargos de livre nomeação que forem condenados com decisão transitada em julgado deverão imediatamente ser exoneradas de seus cargos. (O Popular – Nova Serrana)

Recupera Poços é aprovado
Em sessão extraordinária, a Câmara Municipal de Poços de Caldas aprovou, por unanimidade, o Programa Recupera Poços. Foram 13 votos favoráveis, sendo que o vereador Ricardo Sabino não esteve presente devido a compromissos assumidos previamente. Com a aprovação no plenário o “Recupera Poços” terá nesta primeira quinzena de julho trâmites burocráticos junto a instituição que pagará o auxílio e empresa para gerar o cartão merenda. Na segunda quinzena de julho começa o pagamento dos benefícios. O objetivo também é proporcionar à Prefeitura, a CND (Certidão Negativa de Débitos), para que ela possa ter acesso aos programas do governo, emendas parlamentares e financiamentos, que podem ser importantíssimos neste momento, bem como reduzir a tarifa do transporte público nesta situação de crise. (Jornal da Mantiqueira – Poços de Caldas)

Codau instala container
A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) e Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) de Uberaba, atendem à reivindicação dos moradores no bairro rural de Ponte Alta referente à estrutura de limpeza urbana na praça central Dr. Augusto Barreto. Foram instalados um container para recebimento de resíduos e sete lixeiras no interior e ao redor da praça. O container instalado tem capacidade para 1.000 litros e a retirada do lixo acontecerá três vezes por semana (terça-feira, quinta-feira e sábado). E em parceria com a Sesurb também foi realizado um mutirão de limpeza na praça, com varrição e poda. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Edital aberto para festival de dança
Em novo formato, a Prefeitura de Uberlândia divulgou, no Diário Oficial do Município (DOM), o edital do 28º Festival de Dança do Triângulo, com tema “Nos desafios de um novo tempo”. As inscrições terão início em 26 de julho e vão seguir até 20 de agosto, via Google Forms. A concepção é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Comissão de Concepção e Planejamento do Festival de Dança do Triângulo (CCPFDT). O festival retorna no formato online, no canal oficial do Youtube da Prefeitura de Uberlândia. Neste ano, a programação traz as mostras infantil, amadora, profissional, de dança e tecnologia e de espetáculo. O Palco Livre também está de volta na versão online, com inscrições até 30 de setembro, por plataforma online. (Diário de Uberlândia)