BRASÍLIA

Gilberto Amaral

Por: Gilberto Amaral | Categoria: Brasil | 23-06-2021 17:25 | 225
Foto: Reprodução

Presidencialismo ou parlamentarismo
Depois que os governos militares coloraram o país nos eixos, os desentendimentos surgiram novamente entre os partidos e seus representantes interesseiros na busca de um novo sistema de governo. Continuaria o presidencialismo ou trocariam pelo parlamentarismo?

Disputa e desentendimentos
Foram das mais acirradas as divergências entre os que almejavam a manutenção do atual sistema e os que queriam o parlamentarismo. Na verdade, o sistema parlamentar teve duas experiências: Tancredo Neves e Brochado da Rocha. Vale lembrar historicamente que uma mancha negra marcou uma das disputas: a não eleição do grande político mineiro, dotado de um preparo incomum, Santiago Dantas.

Marco Maciel...
Confusões e desentendimentos ocorreram até que ficou decidido, quando o presidente Itamar Franco assinou no dia 21 de abril de 1993, um decreto para realizar plebiscito e definido de uma vez por todas o sistema de governo. Para presidir a comissão favorável ao presidencialismo foi excelentemente bem escolhido o senador Marco Maciel (foto), o mais fiel, honesto, confiável e respeitado político, que recentemente foi para a eternidade junto ao Pai.

...Osorinho
Osório Adriano (foto), empresário da capital, pioneiríssimo de Brasília, continuava a sua história, emocionado e relembrando a morte de Maciel, quando ainda era “calouro” na política, eleito deputado federal. Conta o mineiro de Uberaba, que certa vez no Plenário da Câmara foi abordado por Maciel, que ele tanto admirava, e que o mesmo o convidou para fazer parte, juntamente com outros parlamentares, da comissão em favor do presidencialismo no plebiscito.

Tesoureiro
Osorinho levou um susto emocional. Recém entrado na Câmara, receber um convite daquele gigante da política, era um tiro de canhão para elevar o seu ego no caminho que iniciava. E tem mais: o convidou para ser o tesoureiro da comissão e brincou com Osório, “você sabe mexer com dinheiro! O meu eu entrego todo para Anna Maria”. No final da história, Osorinho era só orgulho.

Raice

Revolução no Plaza Athénée
O famoso chef Alain Ducasse deixará definitivamente a cozinha do Plaza Athénée no dia 30 de junho. Em maio, a direção do palácio parisiense, leia-se Grupo Dorchester, havia anunciado o fim da colaboração de mais de 20 anos com o chef três estrelas. A revolução não pára por aí... Ao substituir o “tenor” por um chef da nova geração, sem estrelas, o palácio afirma o seu desejo de renouveau. Para alguns críticos gastronômicos, “é como colocar um roqueiro para organizar um concerto na Ópera de Paris”. Novos tempos, novos sabores!

Jean Imbert
O nome do novo chef do Plaza Athénée foi anunciado na terça-feira. Nas redes sociais, Jean Imbert (foto) confirmou o boato num post cheio de emoção: “Eu tinha 18 anos quando Alain Ducasse chegou ao Plaza Athénée e isso sempre me fez sonhar [...] Mas neste mundo, um autodidata nascido e criado no subúrbio parisiense, sem ninguém da família na cozinha [...] com menos de 40 anos pode assumir o lugar do maior chef do planeta”. O jovem chef foi o vencedor do Top Chef França em 2012 e faz parte da jet-set parisiense.

Museu de Champagne
Após dois anos de renovação e três inaugurações adiadas devido à Covid-19, o Museu do Champagne em Épernay (a cerca de 1 hora de Paris) reabre suas portas. Patrimônio Mundial da Unesco desde 2015, no museu repousa dezenas de milhões de garrafas do famoso espumante francês. O Château Perrier é uma obra arquitetônica de 4.200 m2 que entrelaça o estilo renascentista francês e Luís XII. Ele é um símbolo da onipotência dos comerciantes de champanhe no final do século XIX. A renovação custou de mais de 24 milhões de euros.

Belle Époque Society
A marca de Champagne Perrier-Jouët lança nesta sexta-feira um novo espaço de enoturismo em Epernay, que conta com um bar à Champagne e o restaurante Maison Belle Époque. Os pratos serão excetuados pelo chef Sébastien Morellon, mas o menu é assinado pelo estrelado Pierre Gagnaire. O desconfinamento em Champagne promete belles descobertas!