ESPORTE EM PARAÍSO

Ginastas paraisenses vivem desafios rumo ao sonho da profissionalização

Promessas do Esporte Paraisense - Coluna do Olavo Martins Júnior
Por: Redação | Categoria: Esporte | 28-07-2021 10:00 | 702
Foto: Divulgação

As ginastas paraisenses Flávia Aizza e Yasmin Cheetz vivem momentos decisivos para alavancarem suas trajetórias dentro ginástica rítmica. Ambas estão vivenciando a oportunidade de participar de reciclagem em estruturas de alto nível, com intuito de lapidarem suas técnicas e conceitos, rumo ao sonho de profissionalização, dentro da modalidade. Ambas tiveram caminhos e destinos diferentes, mas com o mesmo objetivo, viver da Ginástica Rítmica.

A jovem Flávia, que ao longo da sua trajetória teve passagens pelo Projeto de Circo Social, no Projeto Florescer, da Prefeitura Municipal, e atualmente é atleta do Projeto de Ginástica Rítmica em Franca -SP, teve que se superar devido a pandemia, tendo muitas dificuldades para treinar, fazendo sua pré preparação praticamente em casa e alguns treinos naquela cidade paulista.

O forte ritmo dos treinos está sendo mais um desafio de adaptação a dura rotina de cinco horas de treino diários, onde ela relata uma grande evolução de suas potencialidades físicas, técnicas e cognitivas, devido a estrutura do espaço e orientação diferenciada que lhe permite seu desenvolvimento pleno. A atleta relata: “A estrutura do ginásio é incrível, me permite trabalhar coreografias novas me adaptando o mais rápido possível ao tapete que é o grande diferencial dos treinos. Aprendendo muito e cada vez mais confiante”.

A atleta está treinando na Associação de Ginástica de São José, em Florianópolis-SC, sobre tutela da coordenadora Juliane Fic. O espaço tem convênio com a Confederação Brasileira da modalidade, sendo responsável por revelar várias atletas para a mesma.

A pequena Yasmin Cheetz, aluna do Projeto Florescer de Ginástica Rítmica da Prefeitura Municipal, está em Vila Velha, no Espírito Santo, desde o início de julho. O estado é considerado um celeiro de grandes ginastas e duas delas que estão em Tóquio para as Olimpíadas  (Débora e Giovana) passaram pelas mãos da professora Ludmila Machado.

Yasmin busca se preparar para sua profissionalização, realizando treinos específicos, diferenciados, aprimorando suas técnicas de ginástica e de ballet. Os treinos ocorrem em um ginásio com tapete oficial o que possibilita maior suporte para desenvolvimento dos exercícios e coreografias.

 Para a técnica Ludmila, receber a ginasta foi uma bela surpresa, pois a base já estava pronta para que ela pudesse dar seguimento e se desenvolver, e ela completa dizendo: “Yasmin é uma ginasta talentosa, com muitas capacidades físicas bem desenvolvidas, com um ótimo desenvolvimento corporal, inteligente e muito expressiva o que é um diferencial entre as ginastas, ela trabalha duro e  tem um futuro certo na ginástica rítmica”.

A ginasta diz que apesar de ter aumentado sua carga de treinos, conseguiu se adaptar bem a equipe, que foi muito bem recebida e que está adorando a experiência.

 “A rotina de treinos é cansativa, mas me sinto feliz em aprender e evoluir sempre. Valorizo tudo que aprendi e sigo aprendo todos os dias, sabendo que isso possibilitará a realização dos meus sonhos”

Fique de olho….

Olavo Martins Júnior
Educador Físico
CREF: 009445-G/MG
olavomjrfutsal@yahoo.com