CAMPEÃO INTERNACIONAL

Edmar Viana é campeão internacional de Jiu-Jitsu na categoria Super Pesado

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Esporte | 02-09-2021 16:15 | 1330
Após subir ao pódium no domingo em São Paulo, Edmar Viana já se prepara para novas competições
Após subir ao pódium no domingo em São Paulo, Edmar Viana já se prepara para novas competições Foto: Divulgação

O atleta Edmar Viana representou São Sebastião do Paraíso é campeão internacional de Jiu-Jitsu na categoria Super Pesado na disputa do Campeonato Internacional de Jiu-Jitsu Esportivo, na categoria faixa preta. A disputa aconteceu no domingo (29/8), no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. A competição organizada pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) marcou a volta dos eventos organizados pela entidade.

Edmar Viana já possui vários títulos em sua carreira, enfrentou e superou fortes adversários. Foram quatro lutas fortíssimas contra concorrentes de diferentes regiões do país. “Essa competição foi para mim a oportunidade de superar diversos desafios. Venci a mim mesmo em grandes dificuldades. Depois de oito meses sem competir foi magnífico estar no pódio e com o primeiro lugar é sensacional”, descreve. A competição também marcou a estreia dele na nova categoria. “Foi incrível”, resume.

Edmar é dono de um vasto currículo com vários títulos conquistados, confirmando sua dedicação transformada em trajetória vitoriosa. Bicampeão Mundial e também Panamericano, ele também acumula outras conquistas como o Campeonato Paulista, Mineiro e Campeão Brasileiro. 

“Faço da vida e da luta um verdadeiro campo de batalha”, relata. A afirmação descreve a dura a realidade do atleta. “Na maioria das vezes competimos sem apoio e incentivo do estado e com pouca ajuda dos amigos”, observa.

Destaca que o resultado positivo obtido é fruto de muita superação. Não fosse apenas o aspecto econômico, para bancar as despesas com inscrições, viagens, alimentação, tem também a superação física. “Mesmo com o dedo da mão quebrado consegui realizar boas lutas e saí vencedor nas quatro disputas em que participei. A primeira foi por pontos e as outras por finalização”, acrescenta.

Saldo positivo
O campeonato realizado no último fim de semana marcou o retorno da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CNJJE), ao Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. O campeonato foi disputado em alto nível técnico e seguindo as normas de segurança sanitária contra o coronavírus. 

O presidente da CBJJE, Moisés Muradi, fez um balanço do torneio e destacou o crescimento do Jiu-Jitsu para o público acima dos 30 anos e o saldo positivo do protocolo sanitário. “Ficamos muito satisfeitos com o Campeonato Internacional de Jiu Jitsu e o saldo foi mais que positivo, principalmente por retornarmos com nossos eventos, no Ginásio do Ibirapuera, que faz parte da história da confederação. Conseguimos manter a segurança dos atletas, abrimos parcialmente o acesso ao público observando as normas vigentes”, completa.

Ainda em 2021, a CBJJE vai promover, também em São Paulo, o Pan - nos dias 23 e 24 de outubro - e o Mundial no mês de novembro. Em setembro, a confederação desembarca em Manaus para o BJJ Amazonas e terá ainda a realização do Internacional Conde Koma em Belém (PA).