Paraíso Cidade Fotogênica

A Primeira Aventura de Tarzan

Por: Redação | Categoria: Cultura | 04-09-2021 11:08 | 287
Primeira Aventura de Tarzan
Primeira Aventura de Tarzan Foto: Reprodução

Estamos apresentando aos leitores do Jornal Sudoeste parte da nossa coleção da primeira revista de Tarzan em quadrinhos no Brasil. A biografia de Edgar Rice Burroughs que nasceu em Chicago (1975-1950) ofereceu a sua primeira história a All-Stroy Magazine, em 1911.

Edgar Rice fracassou em quase tudo o que tentou, antes de se formar na Academia Militar de Michigam. Certa ocasião teve que empenhar o relógio para sustentar a família. Escreveu um romance histórico, mas foi rejeitado. Mas uma carta, de apenas uma linha, que lhe escreveram os editores, deu ânimo para continuar: Coragem não desista!

A próxima história decidiria o seu futuro. Foi Tarzan dos Macacos, editado em livro tornou-se o best-seller de 1914. Uma torrente de romances vieram a seguir: histórias sobre os índios apaches, contos de faroeste, histórias policiais. Finalmente, quase cem livros saíram de sua autoria.

Em 1918, Tarzan chegou à tela. Tarzan dos Macacos foi o primeiro filme da história a obter uma renda de mais de um milhão de dólares. Em 1919 com segurança financeira assegurada comprou a propriedade, dando-lhe o nome de Fazenda Tarzana.

Passou o resto de sua vida como inválido após ter sofrido uma série de ataques do coração em sua casa na Califórnia, onde pousou a pena pela ultima vez em 19 de março de 1950. A última linha da última história de Tarzan bem poderia ser considerada uma despedida do próprio autor: “ Graças a Deus por tudo.”

FOTO 1 - Primeira Aventura de Tarzan, FOTO 2 - Edgar Rice Burroughs, FOTO 3 - A Volta de Tarzan e FOTO 4 - Tarzan, Chita e Jane

Sebastião Pimenta Filho

Cronista, Historiador

 A Volta de Tarzan
Tarzan, Chita e Jane