APC

CHANCE DE se reinventar

Por: Fernando de Miranda Jorge | Categoria: Cultura | 01-09-2021 11:20 | 108
Fernando de Miranda Jorge
Fernando de Miranda Jorge Foto: Arquivo

Quem você foi quem você é e quem você decide se tornar a ser são pessoas completamente diferentes. Viva o hoje e não tema o que você vai se tornar amanhã. Vivemos um eterno processo evolutivo. "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Ao ser produzido, o conhecimento novo supera outro que antes foi novo e se fez velho e se "dispõe" a ser ultrapassado por outro amanhã". (Paulo Freire, "Pedagogia da Autonomia", citado na Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a disciplina de Ciências - Ensino Fundamental, ciclo II).

Vivemos evoluindo sempre. Essa é uma das maravilhas da nossa existência. A todo instante nos modificamos com os aprendizados que a vida viva, vivenciada nos proporciona. Precisamos é aprender a manha de saber se reinventar. Saber tornar uma manhã novíssima depois de cada longa noite escura, sombria. 

Precisamos é saber criar espaços como os chineses e japoneses, não importa o tamanho dos apertos. Quer saber? Quem gosta de viver não tem preguiça de reinventar, nem medo de arriscar. Não deixe o passado lhe condenar, cada novo dia é uma chance de se reinventar e ponto final.
Fernando de Miranda Jorge
Acadêmico
Correspondente da APC
Jacuí/MG – e-mail: fmjor31@gmail.com