CENSO

Lisandro diz que IBGE já cria estrutura do censo populacional de Paraíso em 2022

Por: Nelson de Paula Duarte | Categoria: Política | 08-09-2021 09:21 | 617
Lisandro José Monteiro presidente da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso
Lisandro José Monteiro presidente da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso Foto: Arquivo

O presidente da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, Lisandro José Monteiro, confirmou que foi procurado por representantes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para cessão e montagem de instalações para o órgão visando a realização do censo populacional em 2022. A pesquisa que deveria ser realizada em 2020, em todo o país, foi adiada por duas vezes. "Agora acredito que vai acontecer de verdade e tenho certeza de que nós vamos sair dos 70 mil habitantes", disse o vereador.

"O pessoal esteve aqui para uma reunião e vão retornar semana que vem para darmos continuidade nas conversações", comentou Lisandro. Durante as primeiras tratativas foi falado a respeito da cessão de salas, além de outras instalações da Câmara para que possa ser montado no município um escritório de atendimento do instituto no município paraisense.

Lisandro José Monteiro lembrou que o censo populacional deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiado em duas oportunidades. "Na primeira vez foi a questão da pandemia que atrapalhou. Depois era para ter sido neste ano e acabou não ocorrendo por falta de orçamento do Governo Federal o que acabou impossibilitando a realização da pesquisa", explica.

Desde o dia 1º de setembro que o IBGE iniciou em Paquetá (RJ) a realização do primeiro teste de campo para o Censo Demográfico 2022 após o início da pandemia de Covid-19. O trabalho prosseguirá até o dia 30 de outubro e representa um marco inicial para uma série de outros testes que preparam o início da coleta do Censo ano que vem, em 1º de junho de 2022.

Ainda em relação à pesquisa Lisandro comentou que deverão trabalhar no município uma equipe de 69 recenseadores que deverão ser contratados mediante processo seletivo.

Há cerca de 15 dias foi divulgada uma estimativa de crescimento populacional dos municípios brasileiros, que apontou que em São Sebastião do Paraíso existem 71.915 habitantes.

Quanto ao número populacional da cidade o presidente da Câmara ironizou em tom descontraído. "Agora poderemos fiscalizar o trabalho deles e vamos sair dos 70 mil", comentou.

Sobre os números divulgados pelo IBGE quanto à estimativa da população de São Sebastião do Paraíso recentemente divulgada, o prefeito Marcelo Morais disse que está sendo feito "um levantamento técnico a ser encaminhado para o IBGE questionando os números apresentados. Vamos fazer isso de maneira formal".