APC

O MOTIVO e o momento

Por: Fernando de Miranda Jorge | Categoria: Cultura | 08-09-2021 02:31 | 260
Foto: Fernando de Miranda Jorge

"Existem duas coisas importantes na vida: o motivo e o momento. Você pode ter várias vezes o mesmo motivo, mas nunca terá o mesmo momento".

Apreciar uma flor. O canto dos pássaros. As cores do arco - íris. O pôr do Sol. O nascer da Lua... Se você ainda enxerga e tem a precisão de curtir com olhar vívido! A natureza nos proporciona lindas maravilhas. Veja, aprecie se ainda tem o poder da visão. Como é triste a escuridão, não enxergar nada, principalmente se antes já fôramos capazes.

O motivo é este e o momento é agora, se ainda pode. Há pensamentos que são orações, acreditem! Momentos nos quais qual seja a posição do corpo - deitado numa cama e ou só ou acompanhado, pensativo tentando descobrir o "porque" - a sua alma estará de joelhos (Victor Hugo: romancista, poeta, ensaísta e estadista francês).

Por que, por que. Há motivos na vida para sentirmos saudades de certos momentos da nossa vida e de certos momentos de pessoas que passaram por ela. (Essa é do poeta e cronista mineiro de Itabira, Carlos Drumond de Andrade).

São as crianças que sem falar nos ensinam as razões para viver. Elas não têm saberes a transmitir, no entanto sabem o essencial da vida: (do arcebispo emérito de Olinda e Recife e um dos fundadores da CNBB, Dom Hélder Pessoa Câmara). Para viver é preciso viver o momento!

Fernando de Miranda Jorge
Acadêmico
Correspondente da APC
Jacuí/MG – e-mail: fmjor31@gmail.com