GRADNE ABC

Ana Paula Finco chega em primeiro na 22ª Volta Ciclística Internacional do Grande ABC

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Esporte | 15-09-2021 18:03 | 315
Ciclista paraisense comemorou primeiro lugar no pódio no empate com atleta de Ana Júlia de Rolândia
Ciclista paraisense comemorou primeiro lugar no pódio no empate com atleta de Ana Júlia de Rolândia Foto: Divulgação

A ciclista Ana Paula Finco, de São Sebastião do Paraíso e integrante da equipe ABEC de Rio Claro, foi uma das vencedoras em sua categoria na Volta Ciclística Internacional do Grande ABC, disputada no domingo,12, em Ribeirão Pires (SP). A Elite feminino pedalou apenas no circuito de 2,7 km montado na Avenida Prefeito Valdírio Prisco. Ao todo, o evento reuniu cerca de 500 ciclistas de diversas categorias.

A Volta Ciclística Internacional do ABC voltou após uma ausência de dois anos em razão da pandemia de Covid. Mas o tão esperado retorno aconteceu em grande estilo, empolgando o público na arena montada no Complexo Ayrton Senna. Em grande estilo a prova válida pelo Campeonato Brasileiro e Paulista ratificou sua condição de uma das maiores competições do país.

As categorias Elite, Sub 23 e Master Open, todas masculinas, percorreram todas as cidades da região, numa grande festa do esporte. A novidade ficou por conta da largada em Ribeirão Pires, invés do tradicional início no Distrito de Paranapiacaba, vetado pelo Departamento de Estrada de Rodagem (DER) para esta edição. A prova, válida pelo Ranking Brasileiro e Paulista, teve um percurso de 120 km e foi bem disputada. A vitória ficou com Maicke Pereira (ERT) e o segundo lugar foi para Francisco Chamorro (Memorial/Santos).

Na categoria Junior Feminino, Ana Paula Finco fez um sprint lado a lado com a Ana Júlia da equipe de Rolândia. Após análise do photo finish, a arbitragem decidiu pelo empate entre as duas atletas. "Fomos campeãs da 22° Volta Ciclística Internacional do Grande ABC junto à Ana na nossa categoria, fiquei muito feliz pelo resultado", descreve a ciclista paraisense. Ela integra a equipe ABEC de Rio Claro. Na Sub 23 feminina, Juliana Siqueira conquistou a medalha de bronze.

Conforme destaca o presidente da Federação Paulista de Ciclismo, José Cláudio do Santos, como era previsto a Volta Ciclística do ABC foi um grande evento. "As disputas foram emocionantes e tenho certeza que todos ficaram felizes com este retorno do Volta Ciclística Internacional do Grande ABC. Agradecemos todo o apoio das prefeituras da região, por seus Departamentos de Trânsito, e da Polícia Militar. Agora é focar nas próximas provas que teremos até o fim de ano", destaca.