TERAPIAS HOLÍSTICAS

Aromaterapia. O poder de cura do limão.

Por: Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral | Categoria: Saúde | 16-09-2021 11:10 | 335
Foto: Reprodução

Segundo a aromaterapia, os óleos essenciais contêm aromas que, quando inalados, ajudam a ativar o sistema límbico do corpo, que está associado às emoções, ao humor, à memória e aos nossos padrões de comportamento. A resposta emocional da mente a um determinado aroma pode trazer benefícios diversos, como melhorar a qualidade do sono, reduzir os sintomas de estresse e ansiedade, auxiliar no combate à depressão, aumentar a sensação de bem-estar e promover o relaxamento da mente e do corpo. As propriedades físicas e químicas dos compostos aromáticos voláteis que compõem os óleos essenciais permitem que eles circulem rapidamente pelo ar e interajam diretamente com os sensores olfativos do nariz.

Isto é o que ocorre quando sentimos o aroma do limão, que se trata de um perfume muito familiar e marcante, sendo ao mesmo tempo, doce e azedo, refrescante e cítrico. O óleo essencial a base de limão possui muitas utilidades e propriedades; podendo destacar o seu uso em produtos de beleza devido as características antioxidantes que o torna ideal para inclusões em aplicações da aromaterapia, pois, quando ingerido com um pouco de água, pode estimular o processo digestivo, quando aplicado a pele, poderá ajudar a afastar os insetos. Misturado com água, poderá ser usado para processos de limpeza suave de superfícies. Já misturado com óleo de coco e aplicado sobre a pele, ajuda a protege contra a oxidação. O óleo essencial de limão é rico em furocumarinas, que, se expostas ao sol, podem queimar. Por isso, ele é fotossensível e não deve ser usado puro na pele, somente diluído em base carreadora e, mesmo assim, evitar se expor ao sol durante as 24 horas após o uso. Mesmo no colar de Aromaterapia, ele pode entrar em contato com a pele no sol e queimar.

Lembrando que não se deve nunca abandonar o tratamento médico. Os óleos essenciais, como todas as técnicas integrativas, ajudam e são complementares ao tratamento, mas não podem resolver as questões de saúde.

Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral
Biomédica
Especialista em Terapias Alternativas (Holísticas)
Mestre em Microbiologia
Doutora em Ciências