ACELERANDO AS VENDAS

Equipe produtiva - 3ª parte

A chegada de novos colaboradores deve ser triunfal
Por: James Warley | Categoria: Saúde | 16-09-2021 08:21 | 188
Foto: Reprodução

Você já ficou ansioso imaginando como seria a sua recepção naquele novo emprego, onde passaria boa parte da sua vida? Expectativa quanto ao humor das pessoas, novas amizades, complexidade das atividades, olhar do chefe e por aí vai. Agora, como gestor, a experiência do 1º dia na sua empresa tem que ser surpreendente para o novato.

A primeira dica, para evitar dúvidas durante o processo de integração, é compartilhar informações com o selecionado, como data de início, salário, benefícios, período de experiência, entre outras, durante a contratação.

PREPARATIVOS
Cuide dos preparativos para que o novo colaborador sinta que está sendo esperado, deixando tudo planejado para a sua chegada, especialmente no departamento em que atuará. Envie mensagem na véspera para demonstrar o sentimento da equipe e o quanto a empresa está feliz pelo seu ingresso.

O gestor de RH, que foi seu contato direto desde o recrutamento, deve ser seu principal apoio na integração. Para que a experiência seja positiva, é importante preparar um kit de boas-vindas com os itens e informações necessárias para que ele comece bem sua jornada.

Além do RH, o novo colaborador deve ser calorosamente acolhido pelo líder e colegas do setor, demais colaboradores e pela diretoria. Organize o ambiente de trabalho, prepare a equipe, enfim, crie um “evento” para recebê-lo.

RECEPÇÃO
Ao receber o colega, faça um tour pela empresa para ele se familiarizar com o ambiente e inicie a sua apresentação. Mostre os equipamentos que lhe serão úteis e siga as etapas da integração.

ETAPAS DA INTEGRAÇÃO
O processo de integrar pode ser dividido em 3 etapas: geral, de área e de função.

1ª - Na primeira semana, apresente a cultura da empresa, história, filosofia, organograma, plano de cargos e salários, regulamento interno, um pouco mais sobre cada área, líderes etc.

2ª - Em seguida, é o momento de compreender os principais conceitos da área onde atuará, quem são os responsáveis, cargos e responsabilidades.

3ª - Por fim, é o momento de ele entender especificamente sobre suas atribuições e expectativas de seu cargo.

Para contribuir com a melhoria contínua do processo, ao finalizar a integração, o colaborador deve apresentar como foi sua experiência, o que aprendeu e quais serão seus próximos passos.

Valorizar a equipe, desde a sua chegada, contribui sobremaneira para alcance dos objetivos estratégicos. No próximo artigo, avançaremos sobre mais assuntos em gestão de pessoas.

Até a próxima semana!

James Warley
consultoria@idecorp.com.br